Bairrada desce a Lisboa e põe néctares à prova em três eventos

0

Os vinhos estão, sem sombra de dúvidas, na moda; um sector que está a mexer, e muito! Prova disso são os vários eventos e mostras de vinhos que estão a acontecer, nomeadamente na capital. A Bairrada, um região que tem vindo a recuperar o posicionar de outros tempos, está empenhada em acompanhar esta dinâmica; prova disso é a sua presença – através dos produtores de vinhos – em iniciativas como o ‘Mercado de Vinhos do Campo Pequeno’ (MVCP), de 23 a 25 de Outubro, e o ‘Encontro com o Vinho e Sabores’ (EVS), de 30 de Outubro a 02 de Novembro.

Se o MVCP e o EVS já fazem parte do calendário de eventos vínicos, reunindo em si um conjunto alargado de produtores das diferentes regiões do país (e também do estrangeiro), o mesmo não acontece com o Bairrada@LX, um evento dedicado em exclusivo aos vinhos, espumantes e outros néctares da região bairradina, que se vai realizar pela primeira vez este ano, a 14 de Novembro.

O ‘Mercado de Vinhos do Campo Pequeno’ acontece durante três dias na arena da Praça de Toiros do Campo Pequeno, em pleno coração de Lisboa. Uma mostra de produtores, na sua maioria de pequena dimensão, mas com vinhos de grande qualidade, nem sempre fáceis de encontrar no mercado. Carvalheira Wines Creators, Caves São João, Quinta dos Abibes e Vadio são os quatro produtores que vão mostrar a raça bairradina.

Depois de em Setembro se ter realizado na Bairrada o ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’, é agora a vez o “encontro-mãe” ter lugar na capital. A finalizar o mês de Outubro e a encetar o mês de Novembro chega-nos o tão esperado ‘Encontro com o Vinho e Sabores’, organizado pela Revista de Vinhos e com lugar marcado, há 16 anos, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira em Alcântara. Aquele a que muitos apelidam de “O” evento de vinhos do ano, vai contar com uma forte presença bairradina. No espaço da Comissão Vitivinícola da Bairrada ou em stands próprios, a oferta vai ser variada e decerto uma escolha acertada!

O Bairrada@LX vai ter lugar no Sábado, dia 14 de Novembro, entre as 15h00 e as 20h00, no espaço do restaurante UAI, em Telheiras, um local de fácil acesso, com bom estacionamento e bem perto da estação de Metro, de paragens de autocarros e de táxis. Um evento promovido pelos criadores do site Magna Casta, em parceria com a garrafeira Wines 9297 e com apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada, com o objectivo de divulgar os excelentes vinhos da Bairrada, em harmonização com a sua famosa gastronomia, que estará a cargo do restaurante Rei dos Leitões. Adequados ao espaço, são doze os produtores de vinho que já “deram o sim” à organização: Adega de Cantanhede, Carvalheira Wines Creators, Casa de Saima, Caves da Montanha, Caves do Solar de São Domingos, Caves São João, Filipa Pato, Luís Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta de Baixo, Vádio e Vpuro. Os espumantes do projecto ‘Baga Bairrada’ não podiam faltar e vão levar consigo novidades! Pelas mãos da Associação Rota da Bairrada vai estar um espaço dedicado a promover a oferta turística da região.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta