Campeonato do Mundo de Trail running em Portugal

0

Realiza-se a 29 de Outubro de 2016 em Portugal o VI Campeonato do Mundo de Trail. A cidade de Braga será a anfitriã, acolhendo e alojando as seleções, e desenrolar-se-á a prova em trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês, num total de cerca de 85 Km’s, com um desnível positivo de 4500 metros.

© Kirsten Kortebein para iRunFar.com

A Associação Internacional de Ultramaratonistas (International Association of Ultrarunners – IAU) opera sob o organismo IAAF (International Association of Athletics Federations), dedicando-se ao desenvolvimento de corridas de longa distância ao nível internacional sob as regras e regulamentos da IAAF, tem como um dos seus maiores objetivos a promoção e desenvolvimento desta modalidade. A ITRA (Iternational Trail Running Association) pertence à IAAF e tutela a modalidade a nível mundial. O campeonato do mundo de trail running é anual, tendo-se realizado cinco vezes.

O trail running tem vindo a crescer exponencialmente em todo o Mundo e também em Portugal, tal é o número de provas existentes durante todo o ano e o número de atletas que o praticam.

Esta modalidade deverá ser a curto prazo uma modalidade olímpica, tal a importância que a mesma começa a ter em termos de prática desportiva.

A candidatura de Portugal a organizar o próximo campeonato do Mundo de trail running, a decorrer em 2016, foi vencedora havendo, assim, a oportunidade de dar visibilidade internacional do país, bem como, da região que acolherá este campeonato do Mundo.

© Kirsten Kortebein para iRunFar.com.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) abrange um território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia – serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome (declarada pela Unesco em 27 de Maio de 2009) .

O PNPG é um importante destino turístico desde há mais de um século, apresentando caraterísticas únicas em Portugal para a prática do trail running. A realização deste evento neste cenário terá de se sujeitar, obviamente, à validação e devida autorização das autoridades do PNPG.

O Carlos Sá – Ultramaratonista Português – conta, no seu palmarés, com resultados, dos quais se destacam: o 1º lugar na Badwater Ultra Marathon 217km non stop (Califórnia – EUA) em 2013; o World Record Aconcágua 6962m (Argentina) em 2013; 4º lugar na Marathon des Sables – 250 km’s em autossuficiência (Marrocos) – 1º melhor não Africano em 2012; assim como várias vezes top 6 no Ultra-Trail du Mont Blanc – 160 km’s (França).

O envolvimento da Federação Portuguesa de Atletismo e do Vice-Presidente da ITRA, aliado à experiência do Carlos Sá, enquanto atleta e organizador de provas de trail running com complexidade, o palco natural do PNPG, o apoio dos Municípios de Arcos de Valdevez, Braga, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, aliados à Milaneza, como “alimento oficial do evento”, permitiram reunir condições para atrair e vencer a candidatura para realizar o campeonato de mundo de trail running no norte de Portugal, a ter lugar no dia 29 de Outubro do próximo ano.

A promoção e internacionalização da cidade e da região, que servirão de palco a esta prova são em parte indissociáveis da adoção de uma política coerente para o setor do turismo e serviços associados, reconhecendo-se que este evento pode potenciar a visibilidade da região, no que respeita ao turismo, às condições para a prática de desportos, à gastronomia, aos eventos culturais, às termas e, acima de tudo, à qualidade de vida que a região apresenta estando próximo do Aeroporto do Porto.

A Cidade de Braga servirá de palco para as cerimónias de abertura e enceramento, assim como apresenta um complexo hoteleiro com capacidade para acolher as cerca de 50 seleções mundiais que estarão presentes neste evento.

© Kirsten Kortebein para iRunFar.com.

Os Municípios envolventes do PNPG criarão as condições logísticas para a realização do mesmo. A prova terá início na madrugada de 29 de Outubro de 2016, nas pontes de Rio Caldo (Município de Terras de Bouro), passando pelos Municípios de Montalegre, Ponte da Barca, terminando na Vila de Arcos de Valdevez (sede do Município com o mesmo nome). Percorrerá um total de cerca de 85 Km’s de trilhos, com um desnível positivo (total de ascensão) de 4500 metros. Este evento acolherá atletas internacionais, em representação de seleções de vários países do mundo.

Para além desta prova, exclusiva a atletas de seleções, será realizada uma outra, aberta ao público, para dar oportunidade a atletas amadores de poderem disfrutar deste mesmo palco, praticando trail running.

É uma oportunidade para promover o país além fronteiras, bem como, a região em particular, o turismo, a gastronomia, os eventos culturais… e demonstrar as condições fantásticas para a prática deste desporto. É também uma oportunidade de promover a região no país, uma vez que certamente potenciará o turismo da mesma junto dos portugueses.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta