Ciclovias, Ecopistas e Ecovias Norte de Portugal

0

Guia pelas ciclovias, ecopistas e ecovias do Porto e Norte de Portugal desafia à descoberta do território. 82 locais, espalhados por 49 municípios, vão ser dados a conhecer, em roteiro.

No passado dia 15 de outubro, na ecopista do Sabor (antiga estação de comboios, que fica no centro de Torre de Moncorvo), o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, apresentaram o novo Guia de Ciclovias.

A plataforma da linha do Sabor, em Torre de Moncorvo, é um dos locais emblemáticos cuja reabilitação tornou possível conciliar a descoberta pelo património secular e o desfrutar da natureza. A Ecopista do Sabor é uma das mais extensas do território Porto e Norte, com cerca 25 quilómetros de percurso, e é, por isso, a escolhida para ser palco da apresentação do Guia pelas Ciclovias, Ecopistas e Ecovias do Porto e Norte de Portugal. Ao todo, são 82 locais, espalhados por 49 municípios, que agora se compilam num roteiro, que desafia à descoberta… a pé ou de bicicleta.

Nas cidades, vilas e aldeias do norte as possibilidades de usufruir de vias próprias para utilizadores de bicicletas, de ecovias inseridas em ambientes naturais ou de ecopistas recuperadas a partir de linhas de caminho-de-ferro desativadas são inúmeras e diversificadas. “As singularidades do território são, de facto, inúmeras e cabe-nos, em conjunto com os parceiros públicos e privados, potenciar o que distingue o Porto e Norte. O lançamento deste Guia é exemplo desta dinâmica que queremos imprimir e que mostra um destino que reúne condições fantásticas para ser procurado e descoberto ao longo de todo o ano. Lançamos o desafio, nesta publicação, para que se parta à procura das histórias das terras e das gentes”, adianta o presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira.

Esta intervenção na linha do Sabor com a criação da Ecopista extrapolou todas as nossas expetativas. O fluxo de pessoas de dentro e fora do concelho tem sido extraordinário, com uma influência direta na economia local. Esperamos que se concretize a breve trecho a ecopista do Douro Superior que ligará o Pocinho a Duas Igrejas, numa iniciativa da Associação de Municípios do Douro Superior, que engloba os concelhos de Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Miranda do Douro”, diz o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

Neste Guia encontra sugestões citadinas; ideias para passeios à beira-mar e à beira-rio; vias cicláveis em parques emoldurados de verde com circuitos de manutenção, piscina, esplanadas, campos de ténis, parques infantis, mas também grandes percursos que ligam de bicicleta duas cidades ou várias vilas e aldeias.

Pode descarregar a versão digital em: http://www.portoenorte.pt/client/files/0000000001/3017.pdf

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta