BTL 2016 afirma-se como a maior Feira de Turismo em Portugal

0

A 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, de 02 a 06 de março, na FIL, Parque das Nações, está a andar a todo o vapor e já conta com algumas novidades.

A primeira fase de atribuição dos espaços aos expositores já foi realizada, “o que significa que este ano retomámos uma prática que já havíamos concretizado há alguns anos, ou seja, atribuímos os primeiros espaços em Dezembro, antecipando, assim, um mês em relação à BTL 2015”, refere Fátima Vila Maior, directora de área de feiras da FIL responsável pela BTL.

Até à data de hoje, já estão contratados 7.000 m2, o que representa um aumento de 10% face a igual período de 2014 referente à edição de 2015.

Fátima Vila Maior acrescenta: Estamos bastante confiantes na edição de 2016 e a registar um grande movimento dos expositores, em particular do setor da Distribuição, o que irá reflectir-se no aumento do número de operadores. Já podemos confirmar a presença da Halcon Viagens e da Tui Viagens que não estiveram presentes nos últimos anos. A Abreu, a Geostar, a Q´Viagens / Airmet, Grupo GEA, entre outros, irão reforçar a sua participação, com aumento do espaço do habitualmente contratado”.

Assim, podemos já garantir uma maior oferta de produtos e serviços a quem nos visita. A BTL volta a afirmar-se como o espaço privilegiado onde os portugueses poderão encontrar pacotes de viagens a preços muito competitivos. A BTL é definitivamente a Feira de Turismo em Portugal, com uma oferta diversificada não só de viagens, como de hotelaria e serviços destinados a diferentes públicos-alvo, desde as famílias, aos grupos, passando pelo Turismo Sénior e pelas viagens de negócios”.

Reorganização do espaço

Outra das novidades da BTL 2016 será a reorganização dos espaços com vista à optimização, rentabilização e mais visibilidade dos expositores. No Pavilhão 3, a APAVT terá um importante destaque, ocupará um espaço mais central e de dimensão maior, o que permitirá reforçar o seu habitual dinamismo e incluir mais associados no seu espaço, que de uma forma independente não participavam na BTL. Por outro lado, o Pavilhão 2 também será alterado, no qual o próprio lounge dos hosted buyers será reposicionado no conceito da feira.

Programa de hosted buyers

O programa de hosted buyers mantém-se como uma prioridade para a organização da BTL e o objetivo passa por consolidá-lo junto do profissionais. A Comissão Organizadora da BTL espera receber mais de 400 compradores internacionais e Fátima Vila Maior conclui: “estamos a trabalhar nesse sentido com os nossos parceiros, nomeadamente a TAP, o Turismo de Portugal, Entidades promotoras das várias Regiões, APAVT e os representantes dos hotéis em Lisboa. Este ano, iremos manter a estratégia de especialização e os produtos turísticos, ou seja, direcionar a comunicação tendo em conta as especificidades de cada mercado”.

Além dos buyers dos mercados tradicionais como queremos atrair novos mercados com grande potencial. De recordar que estes compradores irão agendar reuniões com os expositores e terão também a oportunidade de conhecer vários locais turísticos nacionais através das visitas organizadas, visando assim a promoção de Portugal junto dos mesmos. Ou seja, o papel da BTL não está cingido à Feira. A BTL também apoia a divulgação dos produtos turísticos do País”.

Ainda no campo dos hosted buyers, teremos o lançamento de um novo segmento dedicado aos Festivais de Música, o qual será realizado no âmbito da participação da APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música. Esta entidade irá trazer à BTL os seus compradores internacionais e os expositores portugueses terão aqui uma oportunidade única para entrarem em contacto com empresas e entidades que até então não tinham.

Algarve é o destino nacional convidado

Durante os cinco dias da Feira Internacional de Turismo, o Algarve irá estar em destaque no Pavilhão 1 e apresentar aos visitantes a sua vasta oferta turística.

Sendo o Algarve a região turística mais importante a nível nacional, que em 2014 registou cerca de 16,4 milhões de dormidas, é natural que na próxima edição da BTL este importante destino seja valorizado e promovido junto dos mais de 72 mil visitantes que esta Feira recebeu em 2015.

O Algarve segue-se ao Alentejo e aos Açores, destinos convidados nacionais em 2015 e 2014, respectivamente.

Destinos internacionais

Para a BTL 2016, espera-se superar os 36 destinos internacionais presentes em 2015. “De acordo com os contactos já realizados, estamos em crer que iremos ultrapassar este número. Estamos a registar uma grande apetência para alguns destinos voltarem à BTL e outros participarem pela primeira vez”, refere Fátima Vima Maior.

O Egipto irá regressar nesta edição e para o Japão será a estreia. Já temos também confirmados Marrocos, Moçambique, Tunísia, Cabo Verde, India, Malásia, Tailândia, China, Indonésia, Cuba, Republica Dominicana, Panamá, Andaluzia e os tradicionais destinos brasileiros.

Expositores dinamizam BTL 2016

A BTL 2016 irá contar com mais de 1000 expositores e pretende afirmar-se não só como uma Feira de Destinos mas também um espaço dinâmico e de realização de diversas iniciativas de interesse quer para os profissionais quer para o público em geral.

Entre as atividades já confirmadas podemos desde já enumerar os Prémios Publituris, a realizar no dia 2 de Março; no dia 3 de Março a realização do Fórum do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL) e de uma conferência sobre Turismo e os Festivais de Música organizada pelo TalkFest. No dia 4 de Março irão realizar-se os Prémios “Tourism Train Experiences” organizada da Universidade Europeia.

De destacar ainda que o Talkfest 2016 decorre em simultâneo com a BTL e a Gala dos Iberian Festival Awards irá decorrer no dia 3 à noite no auditório do Pavilhão 1 e que irá contar com um Prémio BTL.

Ainda no dia 4 de Março, o Fórum Turismo 2.1 em colaboração com a Amadeus Portugal e a BTL irão posicionar se como uma ponte entre a formação e o mercado de trabalho, criando a maior feira de empregabilidade do sector do Turismo, tendo como principal objectivo juntar mais de 40 empresas com interesse na contratação e captação de talento- a feira de empregabilidade pretende disponibilizar mais de 200 oportunidades de emprego.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta