Município promove o seu 125º passeio pedestre

0

1 140,5 Este é o número de quilómetros que já foram percorridos nos 124 passeios pedestres que o Município de Proença-a-Nova organiza desde junho de 2003, data em que foram caminhados os primeiros 6,7 quilómetros desta atividade que passou a ter periodicidade mensal.

Cabeço dos Três Marcos

Neste mês de janeiro assinala-se o 125º passeio pedestre que irá levar os participantes – no domingo, 17 de janeiro – até a um dos pontos mais a norte do concelho: o Cabeço dos Três Marcos que faz fronteira com os vizinhos concelhos de Oleiros e Castelo Branco. Serão cerca de nove quilómetros de caminhada até à aldeia de Fórneas, com direito a perspetivas fantásticas sobre o manto verde desta zona do pinhal.

Dar a conhecer as paisagens naturais do concelho tem sido um dos principais objetivos dos passeios pedestres mensais que organizamos”, refere João Manso, vereador do Município de Proença-a-Nova. “Estes passeios complementam os oitos percursos marcados que existem atualmente no concelho, homologados pela Federação de Campismo, Montanhismo e Pedestrianismo e que podem ser feitos a qualquer momento”. Em projeto está igualmente a Grande Rota da Cortiçada, um passeio pedestre com 130 quilómetros que será dividido em sete etapas e que tem também como objetivo incentivar a permanência no território por períodos mais alargados.

Em 2016, vai continuar a ser distribuído o passaporte “Mil Andanças por Proença” no âmbito do qual os caminheiros que percorrerem 50, 100 ou 150 quilómetros nos passeios mensais, nos percursos pedestres de pequena rota ou ainda nos trilhos de praia recebem uma t-shirt alusiva ao patamar alcançado e ainda uma oferta no caso de completar os 100 e 150 quilómetros. Até ao momento, já há 80 caminheiros a acumular quilómetros. O passaporte pode ser solicitado no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, onde podem ser feitas as inscrições no passeio mensal ou obtidas informações adicionais sobre esta atividade.

Em 2015, os 12 passeios pedestres realizados tiveram uma média de 81 caminheiros, num total de 121,5 quilómetros percorridos.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta