A Migração volta a celebrar-se em Sagres

0

No dia 14 de março, realizou-se a sessão de apresentação da 7ªedição do “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres” no salão nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

A abertura da sessão foi marcada pela assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, representada pelo seu presidente Adelino Soares, a Associação Almargem representada pelo presidente da Direção José Victoriano, e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), representada pela presidente da Direção Clara Ferreira, onde é definido o montante de comparticipação atribuído pelo município àquelas entidades e os deveres de cada entidade na organização do evento.

Na sessão foi apresentado o cartaz do evento, que nesta edição contará com algumas novidades: o aumento do número de dias, uma vez que irá decorrer de 30 de setembro a 05 de outubro de modo a aproveitar o feriado nacional; a abertura de inscrições no mês de julho, um mês antes do que é normal e o processo de registo da marca do festival.

Destaque para a ave escolhida como “estrela” desta edição, o britango (Neophron percnopterus), que é também a ave que a SPEA elegeu como “Ave do Ano”. Também conhecido como abutre-do-egito, esta é uma das aves planadoras que passa por Sagres todos os anos durante setembro e princípio de outubro, sobretudo imaturos e juvenis. A sua população sofreu um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas 3 décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se atualmente em perigo de extinção.

Relembre-se que o “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres” foi o projeto vencedor na edição de 2015 dos Prémios Municipio do Ano da plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho, na categoria regional e nacional, reconhecendo o seu mérito.

Mais informações sobre o Festival em http://www.birdwatchingsagres.com/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta