Museu Nacional Grão Vasco: Reservas em Bruto

0

Pintura e Escultura dos séculos XVI e XVII.
Fundação D. Luís I no Centro Cultural de Cascais de 19 de Março a 19 de Junho de 2016.
No âmbito da celebração do primeiro centenário do Museu Nacional Grão Vasco, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I apresentam a exposição Museu Nacional Grão Vasco: Reservas em Bruto. A exposição, apresentando obras de pintura e escultura dos séculos XVI e XVII de incalculável valor, torna visível uma selecção de obras provenientes das Reservas do Museu que, por opção do discurso museológico, não se encontram expostas ao público, em permanência, na sua Casa Mãe. A exposição Museu Nacional Grão Vasco: Reservas em Bruto estará patente no Centro Cultural de Cascais de 19 de Março a 19 de Junho de 2016.

O percurso expositivo encontra-se dividido em 6 núcleos: “A partir de Grão Vasco”, “Olhar um olhar”, “Espaço absoluto”, “Composições retabulares”, “Imaginária devocional” e por fim “O toque do invisível”, um espaço com conteúdos multimedia onde será possível o público conhecer obras do espólio do Museu Nacional Grão Vasco que não estão fisicamente representadas no Centro Cultural de Cascais.
Desde a sua fundação, em 1916, que o museu viseense foi acumulando diversas obras de arte e a parceria recentemente celebrada entre a Fundação D. Luís I e o Museu Nacional Grão Vasco – que teve, como primeiro passo, a apresentação no Centro Cultural de Cascais de sessenta peças do acervo de Ícones Russos da colecção do Museu Nacional Grão Vasco intitulada O Triunfo da Ortodoxia – representa e consolida vontades que, sendo comuns, reflectem valores maiores da identidade cultural, convidando à reflexão sobre os princípios da vivência humana onde o Conhecimento e a Cultura constituem, desde sempre, a vertente essencial.

A divulgação do Museu Nacional Grão Vasco e do seu espólio – um segundo museu que se encontra invisível aos olhos da maioria dos visitantes – é uma das principais razões pelas quais a Fundação D. Luís I, em parceria com o Museu Nacional Grão Vasco, apresenta esta exposição no Centro Cultural de Cascais; porque as reservas de um Museu são o seu coração, e talvez a sua alma também.

Informações úteis

Centro Cultural de Cascais

Av. Rei Humberto II de Itália

2750-800 Cascais

www.fundacaodomluis.com

De 19 de Março a 19 de Junho de 2016
(Inauguração 19 de Março às 19h00)

Horário: 3.ª a Domingo, das 10h às 18h

Público Geral – 3€

Residentes no Concelho de Cascais – 1,5€

Maiores de 66 anos – Gratuito

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta