Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa assinam acordo

0

A Câmara Municipal de Lisboa e a Airbnb assinaram um acordo de cooperação para facilitar o sistema de coleta da taxa turística aos operadores de alojamento local e promover uma atuação mais responsável e transparente do sector. Este acordo segue-se a outros já assinados com as cidades de Amsterdão e Paris.

A partir de 1 de maio, a plataforma começará a coletar e enviar, em nome dos operadores de turismo local (anfitriões) que estão nela inscritos, a taxa turística devida pelos visitantes. A verba será acrescentada ao total pago pelos visitantes em todas as estadias na cidade e remetida à autarquia trimestralmente. O novo processo é totalmente automático e integrado na plataforma Airbnb, facilitando que a Câmara Municipal de Lisboa receba esta importante fonte de receita.

A Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa vão ainda trabalhar em conjunto para promover uma atuação mais responsável no alojamento local/home sharing, construindo uma comunidade aberta e transparente no sector e ajudando a promover o desenvolvimento sustentável do turismo em harmonia com outras áreas que ajudem a fazer de Lisboa um local melhor para viver, trabalhar e viajar.

João Paulo Saraiva, Vereador dos Recursos Humanos e Finanças, salienta que “A implementação deste acordo com a Airbnb é um importante passo para simplificar o processo de coleta da taxa turística e tornar mais claras as formas de funcionamento do alojamento local. Este sector de atividade tem tido uma importante contribuição para a economia da cidade, na criação de emprego e como complemento do orçamento familiar. A taxa turística vai reverter para o Fundo de Desenvolvimento Turístico, que tem como objetivo promover de forma sustentável o sector do turismo, nesta e noutras vertentes, harmonizando-o com outras áreas estratégicas de crescimento da cidade, que melhorem a vida das pessoas que a habitam e visitam”.

Arnaldo Muñoz, General Manager da Airbnb Marketing Services em Portugal, referiu que “O novo processo que agora começa é completamente automático e simples para todos. A Airbnb está grata pela oportunidade de trabalhar com a Câmara Municipal de Lisboa e apoiar os anfitriões da Airbnb com estas novas medidas, que são um exemplo para o mundo. A Airbnb quer liderar o seu sector nesta matéria, tornando mais fácil para os anfitriões apoiarem financeiramente a sua cidade e desenvolverem os compromissos assumidos dentro da comunidade de alojamento local da Airbnb, que resumimos no nosso Comunity Compact”.

No âmbito deste acordo, as duas entidades vão trabalhar em conjunto para:

Simplificar o pagamento da taxa turística

· Airbnb coletará e enviará, em nome dos anfitriões, a taxa turística devida pelos visitantes nas suas estadias na cidade realizadas através da plataforma; o processo é totalmente automático, claro e simples para todos os envolvidos.

Construir uma aberta e transparente comunidade de home sharing

· Os parceiros trabalharão em conjunto para trocar dados sobre home sharing, para melhor entender este sector e estudar as suas características, incluindo o seu impacto em termos económicos e números de operadores e visitantes.

Promover as regras de turismo local e o seu funcionamento responsável

· As duas entidades trabalharão em conjunto para promover as regras e o funcionamento responsável do sector de turismo local.

Fazer de Lisboa um local melhor para viver, trabalhar e visitar

· Ambas as partes trabalharão para promover o turismo dentro de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento urbano sustentável para os residentes de Lisboa e seus visitantes.

· Ambas as partes trabalharão para promover Lisboa como um centro global de inovação e de start-ups empresariais.

A taxa turística de Lisboa foi implementada a 1 de janeiro de 2016. A verba reunida reverterá para o Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa, de forma a promover o sector dentro de uma estratégia de crescimento sustentável da cidade.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta