Ornitologia em destaque durante 3 dias em Vila Real

0

Entre 23 e 25 de abril decorre o IX Congresso de Ornitologia da SPEA & VI Congresso Ibérico de Ornitologia na UTAD.

Cientistas nacionais e espanhóis vão apresentar em Vila Real os últimos avanços na área da ornitologia e conservação da natureza. O evento que decorre entre 23 e 25 de abril na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, é dirigido a cientistas e estudantes da área, mas também terá algumas atividades abertas e gratuitas dirigidas ao público de Vila Real.
Entre as iniciativas livres encontram-se o CineAmbiente nos dias 24 e 25 de abril, de tarde, onde se irão projetar documentários e spots sobre a biodiversidade e conservação da natureza em Portugal e não só. Irá também haver uma zona com espaços dedicados aos parceiros, lojas para venda de produtos e workshops.
Irá também decorrer um leilão silencioso cujas receitas revertem para a campanha «Diga Não aos passarinhos na gaiola o no prato», uma campanha sem fundos até ao momento, relacionada com a captura ilegal de aves em Portugal.
Destaque ainda para a atividade de observação de aves no dia 24 e a sessão de libertação de uma ave recuperada no dia 25, que vão decorrer no Parque do Corgo, em Vila Real, e cuja entrada também é livre.
Em relação ao congresso, os oradores irão falar de temas relacionados com ecologia e conservação de aves marinhas, conservação de aves em ecossistemas terrestres, aves e ecologia funcional, ecologia comportamental, monitorização e sensibilização ambiental, economia e biodiversidade.
Relembra-se ainda que o congresso é considerado formação acreditada para professores do ensino básico e secundário.
A organizção é da SPEA e da SEO/BirdLife, em parceria com o CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas da UTAD, através do seu Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), com o apoio da Naturlink e Loving the Planet, entre outras entidades.
Programa e inscrições em http://congresso.spea.pt/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta