Centro Oleiro de S. Pedro do Corval vai ter 13 olarias na Festa Ibérica da Olaria e do Barro

0

A 22ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai decorrer entre os dias 19 e 22 de maio em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, com a participação de 13 olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval. Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval une os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.

Para além das olarias de S. Pedro do Corval, participam nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro mais oito olarias portuguesas, nomeadamente de Queluz, Vila Nova de Milfontes, Sintra, Mafra, Caldas da Rainha, Amadora, Santa Comba Dão e Ericeira.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística. Organizada em anos alternados em cada município, com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

O programa da 22ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro integra no sábado, às 17h, um jogo de futebol entre a equipa de juniores do Atlético Sport Clube e uma congénere espanhola. Pelas 19h vai ouvir-se Cante Alentejano com a atuação do Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho. No domingo, às 17h, haverá um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai ter também jornadas técnicas, exposições e oleiros a trabalhar ao vivo. No sábado, entre as 22h e a meia-noite, decorre a iniciativa “La noche en colorado”, que consiste em visitar algumas das 19 olarias de Salvatierra de los Barros, assim como os seus monumentos, terminando com um espetáculo de som e de luz projetada na fachada da câmara municipal local.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta