DOC Douro: Real Companhia Velha revela novidades da Quinta dos Aciprestes

0

Do quarteto de vinhos, todos tintos, que compõe o portefólio de néctares com berço e assinatura Quinta dos Aciprestes, a Real Companhia Velha revela agora duas novas colheitas: o ‘Quinta dos Aciprestes tinto’ e o ‘Quinta dos Aciprestes Reserva tinto’ da colheita de 2014.

Das suas vinhas velhas nasce o ‘Quinta dos Aciprestes tinto 2014’, maioritariamente das variedades Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca, com um toque de Touriga Nacional. É um tinto jovem e profundo na cor e bastante frutado, com notas leves de baunilha da madeira onde estagiou.

O ‘Quinta dos Aciprestes Reserva tinto 2014’ é um vinho que, embora possa ser bebido agora com muito prazer é, sobretudo, um grande vinho de guarda, pois adivinha uma boa longevidade e capacidade de evolução em garrafa. Fino e elegante (uma das características da vindima de 2014), de aroma intenso e taninos redondos e macios, é elaborado a partir das castas Touriga Nacional e Touriga Franca com o carácter destas uvas a evidenciar-se nas suas nuances frutadas e florais.

Esta histórica empresa, instituída há 260 anos por Alvará Régio de El-Rei D. José I, cultiva as suas vinhas no melhor terroir do Douro, delas fazendo nascer vinhos que reflectem as características únicas da região. O seu passado glorioso, de cariz majestático, perpetua-se agora nos novos néctares da Companhia.

A Quinta dos Aciprestes data de 1860 e é o resultado de uma conglomeração de várias quintas. Situada na zona do Tua, um dos afluentes do rio Douro, destaca-se por 90% das suas vinhas serem plantadas no sistema de vinha ao alto criando um tremendo impacto paisagístico. Este sistema permite uma melhor distribuição de castas e alinhamento das videiras, maior densidade por metro quadrado (o que favorece a qualidade da uva), e um óptimo arejamento da vinha e eficácia de tratamentos diminuindo, assim, a incidência de pragas.

Preços de Venda ao Público Recomendados:

Quinta dos Aciprestes tinto 2014: €9,00

Quinta dos Aciprestes Reserva tinto 2014: €15,00

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta