Esqueletos com 600 anos dão a conhecer os modos de vida da comunidade Clarissa em Coimbra

0

Exposição “O que dizem os ossos exumados em Santa Clara-a-Velha” | 18 de maio a 18 de setembro 2016 | Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra.

A partir da próxima quarta-feira,18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, mostra pela primeira vez, parte dos ossos exumados há 20 anos atrás, aquando das escavações realizadas na igreja do convento. A exposição “O que dizem os ossos exumados em Santa Clara-a-Velha”  resume o que foi possível saber com base nos cerca de 70 esqueletos de freiras, recuperados durante a escavação. São exibidas as peças ósseas mais emblemáticas e/ou representativas, como o crânio com um tratamento dentário em ouro, datado do século XV, ou  o fémur de uma Clarissa com uma fractura consistente com osteoporose. São igualmente mostradas algumas das peças arqueológicas associadas aos esqueletos e contadas algumas curiosidades do esqueleto humano. A exposição tem curadoria de Eugénia Cunha e de António Curate. Destaque para a inauguração agendada para as 17 horas, com visita guiada e interpretada por Eugénia Cunha, reconhecida especialista e consultora Nacional para a Antropologia Forense do Instituto Nacional de Medicina Legal. Durante a visita serão explicados diversos aspetos relacionados com os modos de vida da comunidade Clarissa residente no Mosteiro, e respetivo enquadramento histórico e sociológico. A exposição pode ser visitada no horário de abertura ao público do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, de terça-feira a domingo, das 10h às 19 horas.

Eugénia Cunha | Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida, Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra.

Francisco Curate | Pos-doc Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Universidade de Coimbra.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta