Formação de Fotografia dá origem a Exposição

0

Decorreu no passado fim de semana em Oleiros, uma formação de Iniciação à Fotografia Digital, orientada pelo formador e fotógrafo profissional, Pedro Martins. No próximo mês de junho, os melhores trabalhos de todos os formandos serão expostos no Posto de Turismo.

A atividade organizada e financiada pelo Município de Oleiros, teve um total de 20 horas e dividiu-se em componente teórica e prática. Os conteúdos passaram pelos princípios básicos da fotografia, a revolução digital na fotografia, conhecer o equipamento fotográfico, a máquina fotográfica, o modo manual, as objetivas, o flash, o tripé, monopé e cabeças, os filtros, a luz e a exposição, desenhar imagens, a composição, técnicas de fotografia e notas de aprendizagem.

A ação prática dividiu-se em dois locais e temáticas: Oleiros, num registo mais urbano; e Orvalho, num registo de natureza. A zona urbana antiga de Oleiros serviu de pano de fundo para exercícios, nomeadamente o adro e a própria Igreja Matriz, com desafios de luz e enquadramento para os formandos. O dia de domingo foi dedicado à Natureza na Fraga de Água d’Alta onde a água serviu de mote ao esclarecimento de muitas dúvidas e a Natureza ofereceu oportunidades para uma manhã longa de muitas fotografias. A tarde desenrolou-se a 660 metros de altitude no Parque de Merendas do Mosqueiro que oferece a vista perfeita para fotografias panorâmicas, com a Serra da Estrela no horizonte.

A formação teve inscrições limitadas ao máximo de 15 participantes, com prioridade à população residente no concelho. Devido à forte procura e interesse dos Oleirenses por esta temática, o formador voltará até ao fim do ano para um Passeio Fotográfico por paisagens concelhias.

Pedro Martins é fotógrafo profissional há 15 anos e colaborador de revistas como a National Geographic Portugal, Notícias Magazine e jornais como Público, Diário de Notícias, Jornal do Fundão e El Mundo. No seu percurso profissional conta com inúmeras formações, workshops e passeios fotográficos e é ainda autor das imagens do livro “Geopark Naturtejo – 600 milhões de anos em imagens”, algumas das quais captadas no concelho de Oleiros.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta