Astronautas no subsolo em preparação para o espaço

0

Geralmente enviamo-los 400 Km para cima, mas na próxima semana a ESA vai enviar seis astronautas a 800 m subterrâneos para as cavernas rochosas da Sardenha, Itália. O curso de espeleologia recria aspetos de uma expedição espacial com uma tripulação internacional e tornou-se numa parte essencial na formação dos astronautas da ESA.

Copyright ESA–A. Boesso

Os participantes deste ano são o astronauta da ESA Pedro Duque, os astronautas da NASA Jessica Meir e Richard Arnold, o astronauta Japonês Aki Hoshide, o astronauta chinês Ye Guangfu e o cosmonauta Sergei Korsakov.

As cavernas proporcionam um ambiente subterrâneo escuro e de natureza diferente com bastantes analogias com o espaço. No subterrâneo profundo, os nossos sentidos são privados de muitos sons e de luz natural. O procedimento para se mover ao longo da parede de uma caverna assemelha-se a um passeio espacial e os exploradores de cavernas necessitam manter-se alerta, tomar decisões críticas tanto individuais como em equipa, tal e qual como no espaço.

Caminhada no espaço ou caminhada numa caverna? Copyright ESA–S. Sechi

O curso CAVES – Cooperative Adventure for Valuing and Exercising (Aventura Cooperativa de Valorização e Exercício) – foca-se em abordagens multiculturais à liderança, execução de ordens, trabalho de equipa e tomada de decisões.

No final, os astronautas possuem uma melhor compreensão do seu trabalho numa equipa multicultural e das suas habilidades, assim como áreas para autoaperfeiçoamento.

“Estamos muito satisfeitos por incluir a primeira mulher astronauta e o primeiro ‘taikonaut’ neste curso CAVES,” afirma a diretora de missão Loredana Bessone, “criando assim uma melhor mistura de culturas e possibilitar testar o comportamento dos astronautas.”

Utilizando xFerra. Copyright ESA

Ciência e Tecnologia

Tal como em qualquer outra missão dos astronautas, a ciência e a tecnologia são uma parte importante do empreendimento. Este ano, a equipa irá testar equipamento novo e fazer mapas 3D das cavernas exploradas utilizando medições baseadas em fotografias. Irão montar acampamento nas cavernas mais distante do que nunca e manter comunicação com o controlo acima do solo através do xFerra, um sistema de comunicação novo e mais poderoso, o qual consegue transmitir através de uma rocha de 800 m.

Em anos anteriores, os astronautas exploraram e mapearam áreas na rede subterrânea da Sardenha e regressaram com novas espécies de crustáceos.

Explorando uma caverna.Copyright ESA–R. DeLuca

Agenda

Os astronautas chegaram no dia 24 de Junho e começaram com uma semana de treinos aprendendo a realizar experiências e a atravessar as cavernas subterrâneas utilizando o sistema ‘tethering and buddy’ (pessoas amaradas entre si através de cordas) semelhante ao sistema utilizado em saídas no espaço.

No dia 1 de Julho, os astronautas irão descer ao subsolo para uma expedição de seis noites, onde os seus sentidos ficarão privados no silêncio e escuridão subterrâneos. Cortados do ciclo dia-noite natural, assim como da civilização, terão de confiar uns nos outros e na comunicação com a superfície para atingir os seus objetivos, operando como os astronautas na Estação Espacial. Fonte: ESA

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta