16, 17 e 18 de Setembro: Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância

0

A 15ª edição do “Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância” realiza-se nos próximos dias 16, 17 e 18 de Setembro na vila de Alpedrinha, evento organizado pelo Município do Fundão e a Junta de Freguesia de Alpedrinha. Este festival reaviva a tradição da transumância, dando a descobrir não só os antigos trilhos dos rebanhos, como a música pastoril, os produtos e artes tradicionais, a ruralidade, as magníficas paisagens desta região e a tradição do bem receber das pessoas de Alpedrinha, que abrem as portas das suas casas e convidam à prova de iguarias regionais.

“Na programação do “Chocalhos” podemos encontrar atividades que privilegiam o contacto com a natureza e promovem a vivência desta atividade ancestral, a música popular e tradicional e os produtos gastronómicos do concelho, como os queijos e vinhos da região, com o objetivo de manter vivo o imaginário da arte pastoril, fazendo deste evento uma forte atração turística para o Concelho”, refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão.

O “Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância” celebra-se em Alpedrinha todos os terceiros fins-de-semana do mês de Setembro e procura reviver os movimentos sazonais dos rebanhos da montanha para a planície.

Este ano a região convidada é o País Basco, partilhando o seu património musical, etnográfico e gastronómico. Esta é a segunda região a ser convidada para marcar presença nos Chocalhos, depois de em 2015 ter sido convidado o Baixo Alentejo, que foi o primeiro território a partilhar com a Beira as suas tradições de pastorícia.

No site http://chocalhos.cm-fundao.pt/ podemos encontrar o programa, os horários de transportes alternativos, os vários pacotes turísticos associados, algumas sugestões de alojamento e restauração, entre outras informações sobre o Festival.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta