Sede da Reserva Dark Sky Alqueva vai ser inaugurada em Cumeada

0

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, vão inaugurar no dia 30 de setembro a sede da Reserva Dark Sky Alqueva, que vai ficar instalada no antigo edifício da Escola Primária de Cumeada, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Para além dos anfitriões José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e Apolónia Rodrigues, Presidente da Genuineland, na cerimónia vão estar também Roberto Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, e João Torres, Presidente da EDP Distribuição.

O Clube Dark Sky, como vai ser denominado, terá uma sala para palestras e o observatório astronómico, com telescópios adquiridos pela autarquia. Gonçalo Jordão, muralista que integrou a equipa de Direção de Arte do filme “Grand Budapest Hotel”, vencedor no ano passado do Óscar nessa categoria, pintou um mural no edifício, onde se pode ver a imagem da Reserva Dark Sky e a via láctea.

O programa da inauguração inicia-se às 19h com degustação da edição especial do Sharish Gin Dark Sky Alqueva, seguindo-se a atuação do músico escocês Sandy Kilpatrick. Este cantautor radicado em Portugal há mais de uma década lançou no ano passado o seu mais recente disco, “The Shaman’s Call”, que marca o fim de uma intensa jornada pessoal de introspeção e de composição, mas também um novo ciclo na vida do artista.

Às 19h40 realiza-se uma palestra dedicada à população da aldeia de Cumeada, intitulada “Um passeio pelo Cosmos”, proferida por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva. Pelas 20h20 será apresentado o sistema da EDP de iluminação eficiente e não poluente, seguindo-se a assinatura do protocolo entre o município e a EDP Distribuição, que visa a substituição em todo o concelho das luminárias de iluminação pública que utilizam lâmpadas de vapor de mercúrio por luminárias com tecnologia LED. Nesta ocasião será também assinado o protocolo de cedência do espaço para a sede da Reserva Dark Sky Alqueva, entre a autarquia e a Genuineland.

Às 21h decorre a inauguração oficial do Clube Dark Sky e pelas 22h30 Miguel Claro vai fazer uma visita guiada ao céu Dark Sky. A partir das 23h40 haverá um recital de piano e violino com Mauro Dilema e Andreia Vaz, da Escola de Artes da Universidade de Évora, concerto que vai assinalar o Dia Mundial da Música.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta