Novo sistema online de informação botânica do Parque de Monserrate

0

– Consulta online de informação do património botânico arbóreo do Parque

– Acesso a informação de localização e melhores acessos para visita

– Informação descritiva e fotos

– Pesquisa por nome científico, nome comum, continente de origem, árvores notáveis e por percurso de visita

– Divulgação do património botânico pela comunidade científica mundial

Link para a aplicação: http://www.parquesdesintra.pt/tree-finder/

A Parques de Sintra lançou  a aplicação online “Tree Finder – Informação Botânica em Monserrate” para consulta de informação sobre o património botânico arbóreo do Parque de Monserrate.

Este visualizador de informação geográfica online (websig) permite ao visitante saber mais sobre as espécies botânicas aí presentes: principais características, localização no Parque e melhores acessos para visitá-las.

São cerca de 17000 o número de exemplares arbóreos existentes no Parque de Monserrate. O utilizador pode pesquisar as árvores por nome científico, nome comum, continente de origem, árvores notáveis e por percurso. É também apresentada informação descritiva e fotos sobre os percursos do Parque, quer de visita regular, quer para visitantes com mobilidade condicionada, bem como dos seus jardins.

Toda a informação pesquisada de árvores, jardins e percursos é visualizada sobre uma base cartográfica simplificada do Parque de Monserrate com legenda. São apresentadas as coordenadas geográficas, escala relativa e resultados da pesquisa. Algumas destas opções podem ser configuradas pelo utilizador, como por exemplo desligar os resultados da pesquisa, ou o zoom aos temas consultados. A informação escrita e fotos associadas aos temas de árvores, percursos e jardins é apresentada quando se interage com estes conteúdos.

A aplicação Tree Finder foi desenvolvida integralmente utilizando tecnologia opensource. É amigável possuindo uma interface gráfica intuitiva, simples e compreensível para os diferentes públicos. Foi igualmente desenvolvido um backoffice de acesso reservado para gestão e atualização da informação, que permitirá ir enriquecendo os conteúdos consultados.

A aplicação Tree Finder está disponível em português e inglês. A oferta desta informação via internet acrescenta valor ao património existente, permitindo que este seja facilmente explorado e conhecido em Portugal e além-fronteiras, reforçando ainda mais a divulgação do Parque de Monserrate, já premiado com um European Garden Award.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta