Viseu é a 1ª “Cidade Nacional Convidada” da BTL, em 2017

0

Nova categoria surge no âmbito do “Ano Oficial para Visitar Viseu” e propõe renovação da feira de turismo

Município de Viseu, Turismo do Centro, Fundação AIP e Comissão Organizadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa anunciaram que Viseu será a primeira “Cidade Nacional Convidada” da BTL, já na edição de 2017, que se realiza entre 15 e 19 de Março.

A nova categoria surge no contexto da declaração de 2017 como “Ano Oficial para Visitar Viseu”, promovida pela autarquia, e da política de inovação daquela que é a mais importante feira internacional de turismo do país: a BTL.

A revelação teve lugar em Lisboa, num encontro organizado para jornalistas e parceiros.

As instituições promotoras elegem “o aumento da notoriedade e da reputação de Viseu no mercado interno” e a “valorização do papel das cidades no turismo” como os principais objetivos da iniciativa.

Segundo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “este novo estatuto é um empurrão na promoção de Viseu enquanto destino, no ano que deverá registar os melhores indicadores turísticos da década, consolidando a recuperação dos anos da crise do turismo nacional”.

Almeida Henriques defendeu ainda que “o ‘boom’ turístico em Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares”. “Cidades médias, como Viseu, podem constituir alternativas de excelência às grandes cidades e às regiões turísticas tradicionais”, concluiu.

Já o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, Pedro Machado, defendeu que “a atribuição a Viseu do estatuto de ‘Cidade Nacional Convidada da BTL 2017’, na sua primeira edição, premeia o excelente trabalho desenvolvido pelo Município, honra a Região Centro de Portugal, estimula empresas e operadores e constitui um enorme incentivo para a captação de novos investimentos para a atividade turística.”

No ano em que Viseu declara 2017 como um tempo ‘obrigatório’ para ‘visitar e viver a cidade’, esta oportunidade demonstra o seu caráter nacional e a sua vocação para participar e receber grandes eventos, reforça a sua capitalidade e contribui para o aumento da notoriedade e atratividade da Região Centro de Portugal”, assinala o responsável máximo da Turismo do Centro.

Para a Fundação AIP e a Comissão Organizadora da BTL, este novo estatuto da BTL é uma consequência da dinâmica “do maior evento de turismo em Portugal”. “Nesta 29ª edição e tendo em conta o interesse cada vez maior do grande público, a BTL lança esta nova categoria nos destinos convidados, localizando uma cidade e o papel das entidades regionais e das autarquias. As cidades têm características únicas e são, grande parte das vezes, um ponto de chegada para os turistas, nacionais e estrangeiros. As nossas cidades, são cada vez mais, bilhetes-postais do nosso País, cada uma com a sua cultura própria”, destacam.

A organização da feira entende ainda que “este ano será Viseu a primeira Cidade Nacional Convidada da BTL, congratulando-nos com o trabalho desenvolvido entre o Município de Viseu e a Entidade Regional de Turismo do Centro, que tem vindo a revalorizar esta cidade enquanto destino, desenvolvendo os aspectos económicos, culturais e turísticos, através da iniciativa ‘2017, Ano Oficial para Visitar Viseu’.”

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta