Sinalização do Caminho Português da Costa

0

A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo manifesta total desagrado com o modo como foi colocada a sinalética no centro histórico de Viana do Castelo no Caminho de Santiago.

No âmbito da candidatura “ Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” encontra-se no Concelho de Viana do Castelo, entre outros, a decorrer a colocação de sinalética no percurso. Tratava-se de uma urgência, nomeadamente, no centro histórico de Viana do Castelo.

Colocada a sinalética aprovada em fase de candidatura continua a ser uma urgência sinalizar o centro histórico. Qualquer peregrino que chega à cidade pela ponte Eiffel não encontra a sinalização, bem como em quase toda a cidade. A placa de sinalização adotada (em aço corten) e colocada no chão não é visível. Não foi seguido nenhum critério orientador da placa, estão demasiado distantes entre si, umas colocadas do lado direito da rua e outras do lado esquerdo.

Esta situação do centro histórico de Viana do Castelo vai repetir-se em todos os centros históricos pelo que esperamos que se encontre uma alternativa com a Direção de Cultura do Norte e com as demais entidades envolvidas no processo.

O mesmo tipo de sinalética colocada nos edifícios a cerca de três metros de altura será a solução a adotar, situação encontrada por toda a Espanha.

Esta Associação reclama, desde o início das reuniões preparatórias para a Candidatura, uma voz ativa no processo e sempre lhe foi negada essa possibilidade. Os problemas com a colocação da sinalética podiam ter sido evitados. As prioridades no processo de candidatura podiam ter sido outras que respondessem mais às necessidades do peregrino mas tal não foi possível.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta