Palácio Nacional de Sintra volta a receber “Exposição de Camélias e Orquídeas”

0

O terreiro em frente ao Palácio Nacional de Sintra vai receber, no fim de semana de 18 e 19 de março, a “Exposição de Camélias e Orquídeas”, organizada pela Parques de Sintra, em colaboração com a Associação Portuguesa de Camélias e o Clube dos Orquidófilos de Portugal. A mostra, com entrada gratuita, decorre anualmente e visa promover o valor botânico associado às camélias e orquídeas em Sintra.

Este é o sétimo ano em que decorre a exposição de camélias em Sintra e o terceiro ano de exposição de orquídeas. Nesta edição, o mote é o chá e a camélia de chá, a propósito do projeto de restauro que a Parques de Sintra está a levar a cabo no Alto do Chá, no Parque da Pena, e cuja primeira fase de recuperação terminou no final de 2016.

Na mostra, será possível observar os melhores exemplares de camélias e orquídeas de cada um dos participantes. No sábado, dia 18, serão eleitas a melhor espécie de camélia e de orquídea em exposição; o melhor cultivar de camélia e de orquídea em exposição; a melhor mesa em exposição e também o melhor expositor de venda de camélias e orquídeas.

Além da exposição, também estarão à venda no local exemplares de camélias e orquídeas, assim como outros produtos derivados destas flores. Ao longo do evento, decorrerão ainda demonstrações de técnicas de propagação e poda de camélias e de técnicas de propagação, envasamento e manutenção de orquídeas, bem como sessões de degustação de chá.

Restauro do Alto do Chá

Localizado no Parque da Pena, o Alto do Chá corresponde a uma área de 5 hectares, que acolheu a primeira plantação de camélias de chá (Camellia sinensis) em Portugal continental, no século XIX.

Esta plantação contribuiu para criar no Parque um cenário oriental, onde as plantas crescem nas fissuras de penhascos graníticos, como um revivalismo das representações cantonesas de plantações de chá. D. Fernando II terá plantado 100 plantas de chá, 28 das quais sobreviveram até aos dias de hoje.

Em 1941, um ciclone atingiu o Parque da Pena e causou a queda de dezenas de árvores notáveis em tamanho e idade e alterou significativamente a composição e densidade do arboreto no Alto do Chá, permitindo o desenvolvimento de espécies invasoras lenhosas como a acácia. Já em 2013, a serra de Sintra voltou a ser alvo de um violento temporal, que provocou a alteração drástica desta zona e das condições de desenvolvimento das camélias de chá.

Desde então, a Parques de Sintra, procedeu à remoção de árvores caídas e ao desenvolvimento do projeto de restauro daquela área. Em 2016, executou-se a recuperação do sistema de águas e da rede de caminhos que estrutura o jardim, num percurso ascendente até ao topo do Alto do Chá, de onde é possível fruir de vistas magníficas sobre o Palácio da Pena, a Cruz Alta, o Castelo dos Mouros e as linhas de costa de Cascais e Sintra.

Já em 2017, iniciou-se a recuperação das camélias de chá sobreviventes, através de podas de limpeza, revitalização e condução, e a plantação de 500 exemplares de Camellia sinensis. Em 2018 e 2019, serão plantados mais mil exemplares, perfazendo um total de 1500, recuperando-se integralmente esta zona do Parque da Pena.

O projeto de restauro do Alto do Chá representa um investimento de cerca de 150 mil euros.

EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS E ORQUÍDEAS

PROGRAMA:

Sábado, 18 de março

10h – 18h: Exposição de Orquídeas

12h – 18h: Exposição de Camélias

10h – 18h: Venda de Orquídeas e Camélias

12h e 16h: Demonstrações de técnicas de propagação e poda de Camélias

11h, 15h30: Demonstrações de propagação, envasamento e manutenção de Orquídeas

10h30; 11h30; 15h; 16h: Degustação de Chá por Nina Guntkowski da CháCamélia

14h30 – Abertura oficial da Exposição:

– Entrega de distinções:

• Melhor espécie de Camélia em exposição

• Melhor cultivar portuguesa de Camélia em exposição

• Melhor mesa em exposição

• Melhor espécie de Orquídea em exposição

• Melhor cultivar de Orquídea em exposição

• Melhor expositor de venda de camélias e orquídeas

15h – Lançamento do Livro “Como cuidar das minhas Camélias”, de Jorge Garrido e António Assunção

Domingo, 19 de março

10h – 18h: Exposição e Venda de Orquídeas e Camélias

12h e 16h: Demonstrações de técnicas de propagação e poda de Camélias

11h, 15h30: Demonstrações de propagação, envasamento e manutenção de Orquídeas

10h30; 11h30; 15h; 16h: Degustação de Chá por Nina Guntkowski da CháCamélia

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta