National Geographic Summit traz Jane Goodall a Lisboa

0

A National Geographic, que nasceu há quase 130 anos com o propósito de promover a exploração, educação e ciência., promove agora em Lisboa, a National Geographic Summit, a 25 de maio, no teatro Tivoli BBVA, um evento que trará a Portugal três personalidades que materializam os valores da marca: a cientista e ativista Jane Goodall, a fotografa Jodi Cobb e o ativista especialista em desperdício alimentar Tristram Stuart.

Jane Goodall

A National Geographic tem ao longo de mais de um século de existência reunido o poder inigualável de cientistas, exploradores e aventureiros que têm inspirado gerações a alargarem a sua visão sobre o planeta e a humanidade, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor.

A National Geographic Summit tem assim por objetivo inspirar todos os assistentes a contribuírem para propósitos que nos ultrapassam enquanto seres singulares mas que demonstram como juntos temos o poder de transformar o Mundo, um passo de cada vez.

Inspiração para mudar o Mundo

Jane Goodall ficou mundialmente famosa devido à investigação que desenvolveu sobre o comportamento de chimpanzés na Tanzânia. Embora tenha iniciado a sua carreira como investigadora, ao longo dos anos tornou-se cada vez mais ativista. Fundou o Jane Goodall Institute que possui agora 22 representações espalhadas pelo mundo. O objetivo desta organização é incentivar a capacidade de cada indivíduo de agir em prol da melhoria do ambiente.

Em 2000, é nomeada ‘Explorer-in-Residence’ da National Geographic. Hoje, esta Mensageira da Paz das Nações Unidas está a inspirar novas gerações de ‘Janes’ através da ‘Roots and Shoots’ (um programa ambiental e humanitário de jovens criado pela Jane Goodall e um grupo de estudantes na Tanzânia presente emm mais de 120 países com mais de 150 mil membros) Uma sonhadora, uma aventureira, uma ativista, uma inspiração – Jane Goodall tem tido uma vida de descobertas e realizações.

Na sua intervenção no evento, intitulada de ‘Nature, Humans and Animals’, a octogenária parte da sua experiência de vida para nos inspirar a contribuir para a preservação do planeta como forma de nos protegermos enquanto humanidade.

Jodi Cobb

Retratar o melhor e o pior do Mundo

Jodi Cobb é uma das grandes fotojornalistas da atualidade, com prémios tão prestigiados como o da National Press Photographers Association e da World Press Photo, foi ainda a primeira mulher a ser distinguida com o título de White House Photographer of the Year.

Cobb foi um dos primeiros repórteres a atravessar a China, quando abriram as suas fronteiras ao Ocidente, tendo percorrido 11 mil quilómetros em dois meses para fazer o livro ‘Journey Into China’. Foi a primeira fotógrafa a entrar no mundo oculto das mulheres da Arábia Saudita, sendo recebida nos palácios das princesas e nas tendas dos beduínos para um artigo inesquecível publicado em 1987 na National Geographic Magazine.

Em Lisboa, vai falar-nos da condição humana num mundo interligado, através da sua experiência e do que os seus olhos e a sua câmara captaram ao longo dos anos.

Tristram Stuart

O desperdício alimentar: um problema social do século XXI

Tristram Stuart é um autor premiado a nível internacional, orador, ativista e especialista em impactos ambientais e sociais decorrentes do desperdício de alimentos. Os seus livros foram descritos como “uma contribuição genuinamente reveladora para a história das ideias humanas” (The Times) e o seu TED talk já foi visto mais de um milhão de vezes. A organização que fundou – Feedback, disseminou o seu trabalho em 12 países em todo o mundo de forma a mudar a atitude da sociedade em relação ao desperdício de alimentos. Tristram é também o fundador da Toast Ale, uma cerveja lançada no Reino Unido em 2016 que é feita com pão fresco produzido em excesso.

Na sua intervenção na National Geographic Summit, Tristram Stuart vai falar-nos do impacto do desperdício alimentar a nível global, lembrando-nos que “reduzir o desperdício de alimentos é uma forma deliciosa de poupar dinheiro, ajudar a alimentar o mundo e proteger o planeta”.

Para mais informações, consulte: www.nationalgeographicsummit.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta