Observatório de Turismo do Centro vai traçar quadro permanente da atividade turística na região

0

Observatório contribuirá para maior conhecimento do setor do Turismo na Região Centro. Desenvolvido com o apoio técnico e científico do Instituto Politécnico de Leira, será uma ferramenta importante para todos os intervenientes na atividade turística.

O Turismo Centro de Portugal vai lançar o Observatório de Turismo do Centro. Este novo mecanismo, inovador, nasce com o objetivo de monitorizar de forma permanente todos os aspetos relacionados com o turismo na região, em especial os seus impactos económicos, sociais, culturais e ambientais.

O Observatório de Turismo do Centro, desenvolvido com o apoio técnico e científico do Instituto Politécnico de Leira (IPL), é um Sistema de Monitorização da Atividade Turística (SMAT) que cumpre, na íntegra, os requisitos preconizados pela União Europeia através do “European Tourism Indicators System “ (ETIS). Mas vai mais longe, integrando outros indicadores específicos para garantir uma aferição adequada da atividade turística da Região Centro e de todos os seus agentes turísticos: empresas, autarquias, comunidades intermunicipais, população local e turistas/visitantes.

Numa primeira fase, a partir da próxima semana, será realizada uma avaliação exaustiva da atratividade dos recursos turísticos existentes nos 100 concelhos da Região Centro. Em seguida, com o apoio ativo das autarquias, serão efetuados inquéritos periódicos a todos os agentes do sector.

O resultado mais prático será a produção de relatórios mensais, semestrais e anuais, que servirão de orientação para uma gestão de qualidade, baseada no conhecimento, de todos agentes turísticos da região.

O Observatório de Turismo do Centro vem preencher uma lacuna com que nos deparamos na análise dos indicadores turísticos do Centro de Portugal. A nossa região está atingir níveis inéditos de crescimento na procura turística, na casa dos dois dígitos, que são bem evidentes nos indicadores estatísticos disponíveis. Mas sentimos a necessidade de ir mais além. Assim, com o apoio técnico do Instituto Politécnico de Leiria, criámos este instrumento de monitorização regional, que nos vai permitir, de forma mais exaustiva e completa, traçar um quadro, permanentemente atualizado, da atividade turística da região Centro de Portugal”, explica Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Este Observatório vai contribuir, decisivamente, para o conhecimento integrado do setor do Turismo na região Centro de Portugal. Será, seguramente, de grande utilidade para todos os intervenientes nesta atividade, desde empresas e empresários a autarquias. O conhecimento é cada vez mais um fator crítico de sucesso na gestão sustentável e competitiva dos destinos turísticos e este é um contributo que esperamos que seja importante nesse sentido”, acrescentou.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta