Percurso Passos Contados em Cacela

0

Continuam os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António, em Setembro, com o percurso Matérias vegetais e seus usos: Alcofas, Vassouras, Vasculhos, Cordas

– Com artesãos do baixo guadiana
– 24 Setembro (Domingo)
– Ponto de encontro: 9h30 em Santa Rita

A flora, rica e diversa, oferece-se desde tempos imemoriais a múltiplos usos.
A cestaria em cana é no Algarve uma atividade característica das zonas ribeirinhas do Vale do Guadiana, onde crescem abundantes canaviais. O entrelaçar da cana permite fazer os mais variados cestos, instrumentos de trabalho essenciais nas tarefas agrícolas e para o armazenamento e transporte de produtos.
A partir da palmeira anã fazem-se alcofas e balaios para acondicionar produtos agrícolas, esteiras para guardar e secar figos, gorpelhas para muares ou burros que acarretavam a azeitona, capacheiras para dentro se moer milho para o xerém, pinceis para caiar…Começava-se cedo nas artes da empreita, com as raparigas ajudando aos serões as mães a entrançar a palma em longas fitas.
Com a tabúa, que encontramos nas margens e leitos dos ribeiros depois de cortada e seca, faz-se o empalhamento dos assentos dos bancos e cadeiras com pés de loendro, tão tradicionais nas casas de fogo algarvias.
Da piteira, que encontramos nos valados a limitar as propriedades, tira-se o fio de pita com que se faziam as cordas para tirar água dos poços, para as rédeas das mulas ou as fundas para os pastores atirarem ao gado, …
Antigamente, também as vassouras e vasculhos usados para o asseio das casas se faziam-se com folhas de palma ou de esparto unidas à volta de um cabo de madeira ou cana com baracinha (um cordel delgado de palma ou esparto).
Nos meios rurais mantêm-se vivos alguns destes saberes e técnicas e transmitidos de geração em geração pela oralidade e observação. Através do contacto com artesãos no Baixo Guadiana, vamos conhecer os usos antigos de diversas matérias vegetais (palmeira anã, pita, cana, tabua, esparto…) disponíveis no território.
O percurso está integrado na programação das Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Património e Natureza”.

Informações
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), Cacela Velha (junto à cisterna) ou em Vila Real de Santo António (à porta do Arquivo Histórico Municipal), consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto e remetendo a ficha de inscrição em anexo.
Valor de inscrição – 3€

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta