Aprovada candidatura comunitária para a valorização turística da Albufeira do Cabril

0

Aproveitar e valorizar melhor os recursos naturais e património associado ao rio Zêzere e a albufeira do Cabril, que tem forte potencial para captar visitantes, turistas e novos públicos, visando assim melhorar a experiência turística e ampliar a promoção e divulgação do concelho de Pedrógão Grande, são os objetivos do “PROJETO INTEGRADO PARA A VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DA ALBUFEIRA DO CABRIL” no Concelho de Pedrógão Grande, cuja candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Programa Nacional de Valorização do Interior foi aprovada no mês de Setembro.
Com um custo total estimado em 345.507,00 euros, o Projeto foi aprovado integralmente e vai ser cofinanciado a fundo perdido com 90% do investimento, ou seja, em 310.956,30 euros.
O projeto integrado para a valorização turística da albufeira do Cabril é uma obra candidatada ao Programa Nacional de Valorização do Interior que visa concretizar 7 ações que finalmente aproveitem e valorizem melhor os recursos naturais e património associado ao rio Zêzere e albufeira do Cabril.

O Projeto
Ação 1. Requalificação do cais de embarcações na albufeira do Cabril
Novo e maior cais de embarcações na albufeira do Cabril visto o atual estar obsoleto e degradado. Visa-se duplicar o número de barcos estacionados e expandir para barcos de empresas de passeio/recreio, privados, equipas e torneios nacionais e internacionais;
Ação 2. Reconversão da antiga ETA para Centro Náutico com reabilitação de ponto de acesso ao plano de água
Atualmente sem nenhuma utilização, o edifício da antiga ETA será convertido para Centro Náutico, um espaço para manutenção e limpeza de embarcações e acolhimento de equipas de desportos náuticos nacionais e internacionais (remo, caiaque, etc.);
Ação 3. Requalificação do Posto de Apoio e Vigilância Náutica da albufeira do Cabril
Visa requalificar o Posto de Apoio e Vigilância Náutica da albufeira do Cabril junto ao Restaurante Lago Verde, presentemente em ruínas. Esta requalificação visa nobilitar o edifício para dar condições de segurança e apoio ao cais e piscina;
Ação 4. Requalificação do percurso de acesso ao Centro Náutico
Pretende-se pavimentar o acesso ao Centro Náutico/antiga ETA e aplicar guardas de proteção entre o “precipício” e a estrada e criar uma transição automóveis via pedonal/ciclovia;
Ação 5. Aquisição e instalação de sinalética e suportes de estacionamento de bicicletas para o percurso de ligação entre o Cais e o Centro Náutico.

Pretende-se com esta ação colocar 2 suportes para estacionamento de bicicletas e 6 painéis informativos em pontos estratégicos que indiquem o trajeto e elementos que o constituem.
A estas cinco ações, somam-se duas de índole promocional, nomeadamente, a criação de uma página Internet e aplicação móvel de divulgação turística de Pedrógão Grande em diferentes línguas, onde para além da disponibilização de informação referente à albufeira do Cabril, estas plataformas incluirão informação sobre toda a oferta turística do concelho (cultural, praias fluviais, percursos pedestres e ligação rotas como a Grande Rota das Aldeias do Xisto, Grande Rota do Zêzere e Rota da Estrada Nacional 2), permitindo a cada visitante/turista desenhar a sua própria experiência; e viagens de promoção da albufeira do Cabril, com o objetivo de promover a albufeira do Cabril junto de empresas turísticas realizando ações de familiarização com o produto.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta