Câmara Municipal de Évora apresentou “Roteiro Eça de Queirós em Évora”

0

Coincidindo com o Dia Mundial do Turismo e culminando uma série de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal para assinalar os 150 anos da presença de Eça de Queirós que decorreram entre Janeiro e Setembro, foi apresentado no dia 27 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho, o Roteiro Eça de Queirós em Évora.
Trata-se de um projeto que se concretizou graças à colaboração dos investigadores Manuel Alcario, Marcial Rodrigues e Manuel Branco, que juntamente com os técnicos municipais trabalharam na sua elaboração. Planeado para ser seguido a pé, este percurso remete o visitante para os principais eventos e locais que Eça de Queirós viveu e frequentou e sobre os quais escreveu, há 150 anos, aquando da sua presença em Évora.

Na sessão de apresentação Eduardo Luciano, Vereador do Pelouro da Cultura, teve oportunidade de agradecer a todos os que nele trabalharam, referindo ser fundamental a colaboração entre a Câmara Municipal e as diversas entidades, instituições e estudiosos, no sentido de promover a partilha da nossa cultura com quem nos visita, mas de forma ponderada e cuidadosamente planeada, para que seja mantida a identidade cultural que nos carateriza.
Referindo-se ao roteiro, Eduardo Luciano salientou o facto de este ter sido construído não com o propósito de mostrar as pedras que Eça de Queirós pisou em Évora, mas sim para mostrar a vida que cá viveu, as influências que de cá colheu e a parte de si que cá nos deixou.
Após a apresentação, seguiu-se uma visita guiada que percorreu todo o roteiro, com início na Praça 1º de Maio junto ao Jardim Público e termo no Largo Conde de Vila Flor, junto ao Museu e à Biblioteca Pública. Manuel Branco e Manuel Alcario, em cada um dos locais de referência, partilharam conhecimentos e cativaram o interesse dos participantes.

Descarregar o folheto em: http://www.cm-evora.pt/pt/Evoraturismo/mais/Documents/roteiro-eca-queiros.pdf

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta