1º Encontro AACS Viana

0

A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo (AACS Viana) organizou este sábado, dia 25 de novembro, o seu 1º Encontro aberto à comunidade, que decorreu no Hotel Axis na cidade de Viana do Castelo.

Esta iniciativa teve como objetivo materializar e apresentar o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação desde 2004 em prol da sinalização, dinamização e promoção do Caminho de Santiago da Costa, bem como sensibilizar para a importância do Caminho de Santiago da Costa e do trabalho da AACS Viana no futuro, e contou com a presença de diversas entidades: Câmara Municipal de Caminha representada pelo seu vice-presidente, Dr. Guilherme Lagido, Câmara Municipal de Viana do Castelo representada pela vereadora da Cultura, Dra. Maria José Guerreiro, Santa Casa da Misericórdia de Caminha representada pelo vogal, Dr. Paulo Pinto Pereira, Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, representada pelo vice-provedor, Sr. Amândio Passos, juntas de freguesia, representantes de vários albergues, de associações jacobeias portuguesas e galegas, Corpo Nacional de Escuteiros de Viana do Castelo e Guias de Portugal.

Um dos primeiros momentos deste Encontro integrou uma singela homenagem ao Dr. Francisco Sampaio, como impulsionador deste Caminho e grande colaborador da AACS Viana, orientando com seu enorme saber os diversos passos que foram dados no estudo do Caminho e sua sinalização. Em representação do Dr. Francisco Sampaio esteve presente a sua neta Joana Sampaio, que recebeu das mãos do Presidente da AACS Viana, José Manuel Araújo, uma lembrança em sinal de agradecimento por parte desta Associação.

A este momento seguiu-se a apresentação de dados estatísticos referentes ao Albergue de Peregrinos de Caminha, cuja AACS Viana é gestora, bem como do Posto de Informação ao Peregrino que funcionou em Darque durante os meses de julho e agosto deste ano.

Relativamente ao Albergue de Peregrinos de Caminha, a evolução desde o seu ano de abertura em 2012, o aumento tem sido uma constante. De 489 peregrinos que passaram no Albergue em 2012, os números de janeiro a outubro de 2017 já totalizam 4516 peregrinos. Desde a inauguração do Albergue já se registaram peregrinos de 82 nacionalidades, dos 5 continentes. Salienta-se que menos de metade são europeus, (40 países), estando o continente americano com 19 registos, Ásia com 12, África com 8 e Oceania com 3.
No Posto de informação de Darque, durante os meses de julho e agosto foram acolhidos 3084 peregrinos, tendo dominado as seguintes nacionalidades: alemães, espanhóis, italianos, polacos, portugueses e checos.
Houve também espaço para tecer algumas considerações sobre constrangimentos do estado do Caminho Português da Costa, quer pela experiência dos peregrinos, quer pela perspetiva da Associação, entre os quais sinalética confusa, troços de percursos com demasiado asfalto, desvios para percursos alternativos, percursos em passadiços de praia, informação direcionada ao peregrino insuficiente, falta de Albergues, entre outros problemas.

No programa daquela tarde, a Direção desta Associação fez questão de entregar Diplomas aos muitos Voluntários que desenvolveram funções como hospitaleiros no Albergue de Peregrinos e todos os Voluntários que asseguraram o funcionamento do Posto de Informação durante o verão de 2017.

Como não poderia deixar de ser, o Encontro concluiu com a tradicional Queimada Galega, acompanhada pela Banda de Gaitas da Fundação Maestro José Pedro.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta