Quetchua Forclaz 600 High: Para quem gosta de caminhar em todo o tipo de terreno

0

A Quetchua Forclaz 600 High, da Decathlon, é um modelo de bota concebido para a caminhada em montanha de um a vários dias, com todas as condições meteorológicas, em pisos técnicos.

Texto: Vasco de Melo Gonçalves Fotografia: Decathlon e Passear

A proposta feita à Decathlon foi a de experimentar uma bota que, numa primeira análise efetuada no site da marca, transmitiu uma boa relação preço/qualidade. A escolha recaiu no modelo Forclaz 600 High.
Para experimentar as botas escolhi a região da Peneda-Gerês pois, face ao programa de caminhadas de uma semana, iria encontrar diferentes tipos de percursos e de terreno. Complementei a minha experiência com uma caminhada de 20 km entre Ericeira e Odrinhas efetuada, maioritariamente, ao longo do rio Lizandro.
Como já referi a escolha deste modelo de botas baseou-se na informação recolhida no site da marca (parece-me completa e verdadeira) e no aspecto visual da bota.

Em ação
Num primeiro contacto as botas possuem um bom toque, são maleáveis e leves. Como já referi, estreei as botas numa série de caminhadas diárias na Peneda-Gerês. Na primeira caminhada – um troço da Ecovia de Arcos de Valdevez com 8 km de extensão – joguei um pouco à defesa e escolhi um percurso com pouco desnível, com um piso por vezes escorregadio e com abundância de água. A meteorologia foi amiga, o céu esteve sempre nublado e a temperatura foi baixa inicialmente aumentando progressivamente.
A segunda caminhada – percurso na Serra da Peneda com 11,6 km – foi mais exigente com subidas e descidas acentuadas por trilhos em pedra e terra batida. A meteorologia foi diferenciada com nevoeiro e cacimba até cerca de metade do percurso e sol e temperatura amena na outra metade. O início do percurso foi feito com a rocha molhada.
A terceira caminhada – percurso na Serra do Gerês Portela do Homem) com 10,1 km – teve um início trabalhoso devido à subida e descida por um troço estreito e quase sempre com rochas e calhaus com 2 km de extensão. Os outros 8 km foram efetuados por estradões e caminhos em bom estado e não muito exigentes para o calçado.
A quarta caminhada – percurso Lindoso / Parada / Lindoso com 7 km – foi fácil e visava experimentar as botas em terrenos urbanos e no empedrado das aldeias. Todo o percurso foi feito com tempo seco.
A quinta caminhada – percurso Ericeira / Odrinhas com 20 km – teve como objetivo testar as botas numa caminhada de maior extensão e efetuada, na sua grande maioria, junto ao rio Lizandro por terrenos enlameados e com algumas travessias.
Como podem constatar, os cenários e os tipos de piso foram diferenciados o que me permitiu ficar com uma noção mais alargada do potencial das botas. As botas calçam-se com grande facilidade, o sistema de atacadores é eficiente e cano da bota protege bem. A sensação que tive, depois de apertadas, é que não estava perante uma bota nova! Usei, sempre, as botas com meias de caminhada e não tive qualquer lesão nos pés que permaneceram secos e com uma temperatura confortável.
Como utilizador fiquei com uma boa impressão das Forclaz 600 High, as botas possuem uma boa capacidade de amortecimento nos calcanhares (bem evidentes nas descidas sobre rochas e calhaus), flexibilidade da sola nas subidas (rocha, empedrado e cascalho), boa aderência da sola mesmo em descidas em rocha e calhau, a sola mostrou ser pouco rígida quando caminhei durante algum tempo sobre calhau, o sistema de atacadores e o cano permitem uma boa estabilidade do pé e grande confiança nas descidas. Ao nível da estanquicidade e capacidade de respiração, atravessei por diversas vezes rios e ribeiros sem qualquer problema tendo os pés ficado secos e a uma temperatura confortável. Devido a este Outono sem chuva, não tive a oportunidade de efetuar uma caminhada com chuva!
Numa apreciação final, as Quetchua Forclaz 600 High são uma escolha acertada para quem gosta de caminhadas em todo o tipo de terreno e não implicam um orçamento muito elevado.

Benefícios do produto segundo o fabricante
Estabilidade / Cano alto de couro com 2 ganchos e suporte no interior da sola.
Durabilidade / Cano em couro de flor integral para maior longevidade.
Tração / Sola Crosscontact em TPU, grampos de 5 mm : Excelente tração e aderência
Impermeabilidade / Membrana Novadry® impermeável e respirável.
Amortecimento / Amortecimento em PU: durabilidade e eficácia. Palmilha moldada anatómica.
Respirabilidade / Topo do cano em couro de flor integral e parte superior da palmilha absorvente.

Ficha
Modelo: Quetchua Forclaz 600 High
Tipo: Bota de cano
Tamanhos: do 39 ao 47
Peso: 692 g o pé (nº.43)
Preço: 99,95 Euros
Comercialização: Decathlon / www.decathlon.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta