Reguengos de Monsaraz comemora Dia Europeu do Enoturismo

0

Reguengos de Monsaraz, a Capital dos Vinhos de Portugal, vai assinalar o Dia Europeu do Enoturismo com um concerto do espanhol Danny Del Toro e a sua banda Del Touro Blues Band, o Passeio TT Rota dos Vinhos, uma Caminhada de São Martinho e várias provas de vinho. O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado desde 2009 no segundo domingo de novembro pelas cidades que integram a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho para promover o turismo do vinho nos países europeus aderentes.

O programa organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz inicia-se na sexta-feira, dia 10 de novembro, às 21h30, no Auditório Municipal, com o concerto de São Martinho. Danny Del Toro (harmónica e voz), um dos melhores interpretes de harmónica de Blues da Europa, sobe ao palco com a banda que formou na Suécia, a Del Touro Blues Band, constituída por Adrián Carrera (bateria), Victor Sanchez (guitarra) e Pedrinho Maravilloso (baixo).

Neste concerto, Danny Del Toro vai apresentar os dois primeiros temas do seu quinto álbum, que será editado no próximo ano, mas também alguns dos melhores Blues de Chicago, West Coast Blues e Swing. Para além da carreira a solo e com a banda, Danny Del Toro acompanha artistas internacionais nas suas tournées na Europa, tais como Julian Burdock, Little G Weevil, Alvon Johnson, Bex Marshall, Marco Cinelli, entre outros.

No sábado, às 8h30, realiza-se a Caminhada de São Martinho, que vai decorrer na área geográfica da freguesia de Monsaraz. Os participantes vão efetuar um trajeto de 13 quilómetros de dificuldade média com partida e chegada à Casa do Cante, no Telheiro, e passagem pela vila medieval de Monsaraz, pela praia fluvial de Monsaraz, mas também por monumentos como o Cromeleque do Xerez, a ponte romana pedonal, o Convento da Orada, entre outros. No final da caminhada haverá um almoço com as atuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e do Grupo Coral do Centro de Convívio da Barrada.

Pelas 9h tem início o Passeio TT Rota dos Vinhos para viaturas todo-o-terreno, motos, quads e buggy’s. Os pilotos vão percorrer 70 quilómetros num trajeto de dificuldade média/baixa, com passagem, por exemplo, pela pista da Herdade da Herdadinha, do produtor de vinho Ervideira. Cinco euros do valor de cada inscrição vão reverter para os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. A fechar o dia, às 18h30, na Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz haverá prova de vinhos novos.

No domingo, Dia Europeu do Enoturismo, realizam-se provas de vinhos durante o dia em dois produtores de vinho do concelho, nomeadamente no Monte dos Perdigões e na Adega José de Sousa.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta