Virgem do Ó em destaque no MUSEU.DOC 8

0

Foi uma das três iconografias marianas mais representadas durante os séculos XIV e XV. Está representada em duas obras ícone do acervo escultórico do Museu de Lamego. Em novembro, as duas “Virgens do Ó” estão em destaque no episódio 8 do MUSEU.DOC. Para ver em www.museudelamego.gov.pt.

Nossa Senhora do Ó, Virgem do Ó, Nossa Senhora da Expectação e Virgem da Esperança são algumas designações atribuídas à Virgem da Expectação, invocação mariana da Virgem Maria grávida, que vigorou com plena aceitação na produção nacional, repercutindo-se o protótipo medieval até aos tempos presentes.

Criadas pelo trabalho escultórico de Mestre Pêro, a Virgem do Ó foi o grande modelo da invocação mariana da Expectação, no âmbito da imaginária, possuindo o Museu de Lamego dois exemplares, um proveniente do Mosteiro de São João de Tarouca, outra do antigo hospital da Misericórdia.

Em novembro é o tema de mais um MUSEU.DOC, um projeto que aposta na proximidade com os mais diversos públicos e que é desenvolvido em parceria com o Curso Profissional de Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas Latino.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta