Paisagem cultural da aldeia do Sistelo classificada como Monumento Nacional

0

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou que a paisagem cultural de Sistelo foi classificada como Monumento Nacional, a primeira do país a obter este reconhecimento.
O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves afirmou que esta classificação, representa uma grande alegria para as gentes de Sistelo em particular e todos os arcuenses, em geral.
A área agora classificada abrange um alargado espaço de inigualável qualidade ambiental e natural, vizinho do único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), mas também portador de um notável património etnográfico e histórico, marcado por centenas de anos de ocupação humana que moldaram a paisagem, com destaque para os singulares e excecionais socalcos de produção agrícola, únicos no país.
A abertura deste processo foi o reconhecimento de um esforço continuado da autarquia arcuense para a potenciação e preservação deste território.
O processo de classificação começou com a apresentação da candidatura, pela Câmara Municipal e Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), à Direção Geral do Património Cultural (DGPC), tendo sido aprovada pelo Conselho Nacional de Cultura, por unanimidade.
O Municipio de Arcos de Valdevez e a Junta de Freguesia de Sistelo estão a desenvolver várias ações de valorização desta área, nomeadamente a apresentação de uma candidatura ao programa Valorizar, estimada em 400 mil euros para valorizar a paisagem, o património edificado, desde os espigueiros, as eiras e moinhos, trilhos, passadiços, bem como a Casa Castelo de Sistelo onde se pretende instalar um centro interpretativo da biodiversidade do rio Vez e de promoção dos produtos locais.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta