APECATE anuncia o programa do 6º Congresso

0

A APECATE está a organizar o seu 6º Congresso, que se realiza nos dias 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro, no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu, e que apresenta como tema central “Portugal Melhor Destino Mundial – Como Potenciar?”, por se considerar ser uma temática bastante actual.

Após tantos anos de trabalho árduo, de todos os intervenientes no turismo, conseguiu alcançar-se o primeiro lugar, destacando, assim, Portugal como melhor destino mundial. Não obstante esta distinção, o grande desafio é como manter essa posição.

Neste âmbito, o programa do Congresso foi dividido em seis painéis temáticos:

Painel 1 | Região Centro – Os grandes desafios – Reflexões sobre como desenvolver
Dedicado à reflexão de como continuar a apostar na recuperação da zona, após as tragédias ocorridas durante o Verão. Já existem pessoas, projectos, movimentos e apoios para esta recuperação, pelo que o nosso objectivo é ouvir as várias intervenções, desde os fundos disponíveis, às sugestões de organização e ordenamento, assim com os testemunhos dos empresários, de como reiniciar e voltar a dar vida a esta região.

Painel 2 | Criar destino – Como articular sinergias
Um dos factores identificados como principais para a estruturação do sector é a construção de produtos em rede, onde todos os intervenientes se articulam para construir uma oferta mais qualificada e diferenciadora. Neste sentido, surgem algumas questões: será que as empresas já trabalham bem, construindo produtos integrados, ou ainda existem constrangimentos? O que é que as associações do sector podem fazer para aumentar e potenciar as sinergias?

Painel 3 | Internacionalização – O caminho imprescindível
Pretende-se discutir de que forma se pode chegar à internacionalização. Como criar eventos marcantes, como chegar aos operadores estrangeiros, assim como os caminhos para a sua promoção. A conquista do mercado externo é essencial para o sector, e várias questões se destacam nesta temática: qual deve ser a aposta dos empresários? Qual deve ser o papel das entidades públicas? Que caminhos utilizar? Qual a melhor solução para a empresa ou produto? São algumas das respostas que pretendemos contemplar neste painel.

Painel 4 | Qualificação – É mesmo necessário?
Face à existência de vários processos de formação e de avaliação, geram-se algumas questões: Será que a qualificação é realmente importante? As qualificações existentes dão resposta às necessidades deste sector tão transversal? Serão os Selos de Qualidade uma ferramenta imprescindível para os clientes? Com as plataformas e as possibilidades do cliente se expressar directamente, fazem sentido as avaliações e sistemas de qualidade?

Painel 5 | Workshops sectoriais
Nestes workshops temáticos, haverão dois temas. Na Secção de Congressos e Eventos será abordado o Código de Ética e na Secção de Animação Turística o processo de Reconhecimento, Validação e Cerificação de Competências (RVCC) e as Qualificações de Turismo de Ar Livre e Turismo Cultural.

Painel 6 | Estruturar o sector – Como criar uma política motivadora
Neste painel final o que se pretende é uma visão sobre o actual sistema, nas suas potencialidades, e, também, nas suas fragilidades. Surgem algumas questões de como se organiza este sector, qual a política fiscal, qual o melhor enquadramento legal, como se deve articular com os outros sectores e qual deveria ser a aposta para as empresas de Congressos, Eventos e de Animação Turística?

Para mais informações sobre o programa visite o site – http://apecate.pt/programa-do-vi-congresso/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta