Festival do Contrabando une as duas margens de fronteira com Ponte Pedonal

0

O Festival do Contrabando decorre entre os dias 23 e 25 de março e propõe a todos os visitantes a travessia pedonal do Rio Guadiana.

Um sonho antigo de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, ter uma ponte que os une…Na realidade não há maior elemento que una as duas vilas que o próprio Rio Guadiana. Rio que é a razão da sua existência, outrora grande autoestrada do Sul, que aqui fez com que chegassem grandes civilizações, este presente em toda a histórias destas duas vilas gêmeas como se referiu a elas José Saramago.

O Guadiana que nos inspira com a sua imponência natural, que atrai marinheiros de todo o mundo, caminhantes em busca do ar tranquilo do campo, que foi outrora a grande barreira a ultrapassar por esses heróis agora homenageados, os contrabandistas, que deixou distantes os laços familiares de muitas gentes da raia, será possível de atravessar através da Ponte Flutuante Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar de Guadiana.

A ponte que ligará Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana nos dias do Festival utilizará 1680 cubos, criando uma extensão de 225 metros para travessia do Rio Guadiana. Esta estrutura necessitou de 4 camiões de grande dimensão para o transporte da estrutura até Sanlúcar de Guadiana.

A estrutura está a ser montada por uma equipa de 12 pessoas que durante 3 dias executam a “construção” da Ponte Pedonal e asseguram a segurança da mesma com a colocação de 24 âncoras mais cabos de sustentação que permitem a estabilidade e segurança da mesma.

A realização deste festival integra-se numa estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, assente na promoção do património natural, histórico, gastronómico e cultural, que segundo o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves “É um orgulho para Alcoutim ser palco, pelo 2.º ano consecutivo, daquele que é considerado um dos festivais com identidade própria, que a nível nacional reúne, uma vez mais, artistas nacionais e estrangeiros reconhecidos nas artes de rua, além de criar a ligação física entre a Vila de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana através da ponte pedonal “, “ Queremos continuar e elevar o Festival do Contrabando, criando um evento âncora para a nossa região… a dinâmica deste, contribui para a promoção de Alcoutim no contexto nacional e internacional” e desta forma impulsiona o turismo e o desenvolvimento económico do concelho afirma o edil, acrescentando que quem participa no Festival do Contrabando tem oportunidade de contactar com a nossa natureza e cultura, de com essa experiência, certamente, sentir vontade de regressar”.

Durante o Festival do Contrabando poderá atravessar a Ponte flutuante Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar de Guadiana – Sujeito a horários de passagem.

Consulte informação sobre o evento em:
http://cm-alcoutim.pt/pt/pt/agenda/3601/festival-do-contrabando.aspx
https://www.facebook.com/festivaldocontrabando/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta