Programa Valorizar apoia 10 projetos no valor de 2,75 M€ para dinamização turística da Região Centro

0

Com um incentivo superior a dois milhões de euros, o Programa Valorizar vai apoiar dez projetos de valorização turística na Região Centro do país, nos municípios de Figueiró dos Vinhos, Góis, Tábua, Mortágua, São Pedro do Sul e Mangualde. A maioria destes contratos serão assinados entre hoje e amanhã, durante uma visita da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Administrador do Turismo de Portugal, Carlos Abade, a estes territórios. Em causa está um investimento total de 2,75 M€.

Entre a dezena de projetos conta-se, em Figueiró dos Vinhos, o projeto de valorização do Casal de S. Simão, que consiste na implementação de um passadiço em madeira, com uma extensão de cerca de um quilómetro, com início no Miradouro das Fragas de S. Simão, pelo cume da fraga, ao longo da qual o passadiço dará acesso à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão.

Em Góis, o projeto Góis Smartland inclui a recuperação da Aldeia do Loural (turismo em espaço rural), disponibilização de redes Wi-Fi e internet nos espaços públicos e recuperação e musealização da Casa-Museu Alice Sande.

Em Tábua está prevista a requalificação da praia fluvial da Ronqueira e a disponibilização de Wi-Fi.

Em Mortágua, será assinado o projeto de Enoturismo da Sociedade Agrícola Boas Quintas.

Será também apresentada a reabertura do Hotel Turismo de Tábua, encerrado há três anos, que será convertido num hotel de quatro estrelas pelo grupo Luna Hotéis.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “a promoção do turismo ao longo de todo o território é uma prioridade da Estratégia Turismo 2027, sendo o Valorizar um instrumento determinante para apoiar o desenvolvimento de projetos turísticos no interior. Até ao momento foram apoiados, no âmbito do Valorizar, 124 projetos turísticos no programa específico de apoio ao turismo no interior, num investimento total associado de 45 milhões de euros. E ao abrigo da linha criada após os incêndios foram já aprovados 42 projetos, o que representa um incentivo total de 11 milhões de euros”.

No passado dia 22 de março, a Secretária de Estado do Turismo e o Administrador do Turismo de Portugal, Filipe Silva, visitaram os projetos do Programa Valorizar nas localidades de São Pedro do Sul e Mangualde, que incluem a acessibilidade aos claustros do Convento de S. José, o percurso lúdico nas margens do rio Vouga e a instalação de Wi-Fi no centro histórico e espaços públicos de São Pedro do Sul com maior afluência turística.

Em Mangualde, a intervenção terá lugar na Igreja da Misericórdia, e prevê a dinamização de um espaço de acolhimento aos visitantes que disponibilize elementos de informação e interpretação sobre a história e património do concelho, apostando num convite à descoberta de outros pontos de valor cultural e interesse histórico, bem como na dinamização do património monumental da cidade.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta