4,2 M€ para desenvolver Portuguese Trails na Região Centro

0

A Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Programa Valorizar, criado pelo atual Governo, vai apoiar, no âmbito do projeto Portuguese Trails, quatro projetos dedicados ao desenvolvimento de percursos pedestres e cicláveis na Região Centro, com um incentivo total de 4,2 milhões de euros. Os contratos foram assinados na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, durante uma cerimónia em Santa Comba Dão.

Os projetos incluem:

  • A requalificação da antiga Linha Ferroviária do Vale do Vouga, transformando-a numa Ecopista com uma extensão global de 58,6 quilómetros, que atravessa Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul e Viseu.
  • A criação da Ciclovia do Mondego, com uma extensão de 39,9 quilómetros, que pretende efetuar a ligação da Ecopista do Dão à Ciclovia EuroVelo1, no concelho da Figueira da Foz, permitindo a criação, no futuro, de um traçado em circuito fechado que liga Figueira da Foz, Viseu e Aveiro.
  • A criação da Ecovia EuroVelo1 – Rota da Costa Atlântica, com uma extensão de 79 quilómetros, que integra o Programa EuroVelo – European Cycle Route Network, rede de 15 rotas europeias de longa distância. Este projeto diz respeito a duas secções da EuroVelo1, a qual em Portugal tem uma extensão ciclável de 920 quilómetros em zona litoral.
  • O apoio à inGAMBA, um projeto que pretende reforçar a oferta de Cycling Holidays – Trips em Portugal, direcionada para um segmento de luxo, e simultaneamente, centrar no país toda a operação internacional da empresa, apostando no reforço dos meios para desenvolver e gerir os pacotes cycling nacionais e criando condições para internacionalizar a operação através de Portugal. O projeto integra 4 trilhos: Trilho Vila Pouca de Aguiar-Terreiro (Vila Pouca de Aguiar, Norte), Trilho Tortosendo-Armamar (Covilhã, Centro), Trilho Sertã-Cercal (Santiago do Cacém, Alentejo) e Trilho Cercal-Monchique- Aljustrel (Monchique, Algarve).

O projeto Portuguese Trails pretende captar novos segmentos de procura que registam um potencial de crescimento sustentável e fomentar o aumento de dormidas e receitas em todas as regiões, atuando para isso ao nível da valorização do território, estruturação de produto, promoção e comercialização. O projeto está a ser desenvolvido pelo Turismo de Portugal, em parceria com as sete regiões turísticas do país e com as comunidades intermunicipais, associações e empresas turísticas, numa. atuação concertada entre entidades públicas e privadas.

Neste momento, os Portuguese Trails já incluem 12 mil quilómetros de percursos, disponíveis em PortugueseTrails.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta