É já amanhã! Dia aberto no sítio arqueológico da Quinta do Almaraz

0

Quinta do Almaraz, um dos maiores e mais bem conservados povoados de ocupação fenícia da Península Ibérica, concentra um conjunto de atividades já amanhã, sábado, dia 21 de abril.
Visitas guiadas por arqueólogos, ateliês de olaria e tecelagem e algumas outras viagens no tempo fazem parte do programa deste Dia Aberto.
Esta iniciativa integra-se nas celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado dia 18 de abril, e do Ano Europeu do Património Cultural.
Todas as aticidades são de entrada gratuita.

Programa
10h00 e 16h00
VISITAS GUIADAS COM ARQUEÓLOGOS
Uma visita que percorre o sítio arqueológico e onde se conta e explora a história da Quinta do Almaraz, desde a chegada dos fenícios, há mais de 2500 anos atrás, até à atualidade.
Destinatários: Todos | Sujeito a inscrição prévia.

10h30
OFICINA DE TECELAGEM
Participe numa oficina de tecelagem artesanal, uma antiga atividade que se mantém até aos nossos dias, num lugar em que se respira a natureza e se descobre a história. Uma atividade para adultos e crianças partilharem momentos de descoberta, criatividade e diversão.
Destinatários: Famílias com crianças entre os 5 e os 11 anos | Sujeito a inscrição prévia.

15h30
ATELIER DE OLARIA
Atividade onde se observam artefactos cerâmicos recolhidos no sítio arqueológico da Quinta do Almaraz e se desperta a criatividade dos participantes, através da construção e decoração de uma peça de barro, inspirada nos objetos encontrados nas escavações arqueológicas.
Destinatários: Todos | Participação por ordem de chegada.

17h00
COMO NASCE UMA ÂNFORA?
Venha descobrir como os fenícios faziam a loiça do dia-a-dia e os contentores utilizados para o comércio de vinho, azeite e outros alimentos. Esta é uma demonstração que convida todos a viajar no tempo, até ao século VIII antes de Cristo!
Destinatários: Todos | Participação por ordem de chegada.

Inscrições:
Divisão de Museus e História Local
212 734 035

DIA ABERTO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA QUINTA DO ALMARAZ
21 de abril – sábado – a partir das 10h
Alameda do Castelo, Almada
38º 41’05”N 9º 09’17”O (junto ao forte da GNR)

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta