Museu de Lamego celebra Dia Internacional e Noite dos Museus

0

No próximo dia 18 de maio, o Museu de Lamego assinala o Dia Internacional dos Museus com entrada livre ao longo de todo o dia. Já no dia 19, o museu propõe uma programação especial e convida toda a comunidade a celebrar a Noite dos Museus no núcleo museológico do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, indo assim ao encontro do tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para 2018: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

No ano em que se celebram as conexões que os museus protagonizam e possibilitam como parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente, o Museu de Lamego, sendo um museu do e no território, não poderia deixar de olhar para a rede de monumentos Vale do Varosa sob sua gestão direta.

Respondendo ao desafio lançado pelo ICOM, o Museu de Lamego procura com esta “saída” para o território envolver novos públicos e fortalecer as conexões com o património da região.

Os “Dias do Património a Norte”, projeto da Direção Regional de Cultura do Norte, chegam ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, num convite à descoberta do património. A Noite dos Museus começa em 2018 logo pela manhã com um jogo-descoberta, prolongando-se pela tarde e noite com música, teatro, visitas, conversas, piqueniques, instalações visuais que contam com a participação da própria comunidade.

O desafio está lançado. No dia 19 de maio, Noite dos Museus, celebre a data no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas com o projeto “Dias do Património da Norte”. Entrada livre! Consulte o programa completo em www.museudelamego.gov.pt.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta