Frida Kahlo – As Suas Fotografias

0

Fotografias recentemente descobertas da Frida Kahlo são expostas pela primeira vez no Porto, no Centro Português de Fotografia

A exposição Frida Kahlo – As Suas Fotografias revela a intimidade da grande artista mexicana e dá a conhecer uma nova perspectiva sobre a vida turbulenta de uma das figuras mais misteriosas e emblemáticas da arte latino-americana. Desde a primeira apresentação, na Cidade do México, em 2009, a exposição tem viajado pelo mundo inteiro, contando já com mais de meio milhão de visitantes em quinze cidades distintas. O próximo destino é, pela primeira vez, a cidade do Porto, onde será apresentada de 6 de julho a 4 de novembro de 2018, no Centro Português de Fotografia.
Apesar da importância que a fotografia tinha para Frida, a maior parte da sua coleção de fotografias esteve escondida do público durante várias décadas. Quando morreu, em 1954, o marido e também artista Diego Rivera doou a casa deles – conhecida como Casa Azul, situada na Cidade do México – ao povo mexicano, para que fosse transformada num museu sobre a vida e a obra de Frida. Este foi o início daquele que é hoje o Museu Frida Kahlo, um dos museus mais conhecidos no mundo.
Embora Diego tenha dado alguns quadros e objetos de Frida ao museu, manteve o restante espólio da mulher longe dos olhos curiosos do público. Foi esta a principal razão para que este arquivo pessoal se mantivesse fechado durante cinco décadas. O lugar escolhido para guardar mais de seis mil fotografias, alguns desenhos, cartas, remédios e roupas de Frida foi uma casa-de-banho da Casa Azul, que assim ganhou uma aura quase mítica.

Foi apenas em 2009 que o arquivo adormecido ganhou uma nova vida, sob a supervisão de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo. Uma parte das fotografias desse arquivo foi transformada nesta exposição, com a curadoria de Pablo Ortiz Monasterio, famoso fotógrafo e historiador de fotografia mexicano. Frida Kahlo – As Suas Fotografias, pela primeira vez apresentada na Casa Azul, dá a conhecer 241 fotografias inéditas que representam diversas fases e pessoas da vida da artista e que foram objetos da sua afeição pessoal.
A exposição está tematicamente dividida em seis secções – Origens; Casa Azul; Política, Revoluções e Diego; Corpo Acidentado; Amores; e Fotografia – e inclui um documentário sobre a vida de Frida. Para além do valor histórico e artístico das fotografias apresentadas, algumas delas são também valiosas por serem da autoria de fotógrafos célebres que eram amigos da pintora, tais como Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo. Todas as obras incluídas na exposição e muitas mais podem ser consultadas no catálogo Frida Kahlo – As Suas Fotografias, que é o resultado de um meticuloso trabalho de seleção entre os milhares de fotografias que foram encontrados na casa de banho fechada.
A fotografia sempre teve um papel importante na vida de Frida. Os seus pai e avô eram fotógrafos profissionais e ela mesma era apaixonada por esta arte. Ao longo da vida, a artista juntou uma coleção significativa de daguerreótipos e de cartões-de-visita do século XIX, de fotografias da família e dos amigos, de retratos fortíssimos dela própria, bem como de fotografias nas quais interveio, cortando partes delas, escrevendo dedicatórias e personalizando-as como se fossem pinturas. Tudo isto pode ser visto na exposição. Para Frida, a fotografia era uma preciosa relíquia do passado, um objecto para acarinhar e um poderoso instrumento de trabalho criativo. O acervo reflete a intimidade da pintora e os seus interesses ao longo da vida sinuosa que levou.
Foi só com a descoberta do arquivo de fotografias de Frida Kahlo que se tornou evidente que a origem de muitas das suas obras mais carismáticas reside na composição fotográfica. Os auto-retratos, por exemplo, eram profundamente inspirados nos retratos que o pai tirou de ele mesmo, como explica Hilda Trujillo num texto incluído no catálogo. Numa entrevista concedida à Rádio CBC, Pablo Ortiz Monasterio acrescenta que a própria coleção de fotografias, a forma como foi agrupada e trabalhada, constrói um retrato de Frida. Na imensa diversidade de fotografias que a artista cuidadosamente guardou, acarinhou e personalizou, é revelada, conscientemente ou não, a complexa fragmentação da sua identidade.
Parte das receitas de bilheteira reverte para a Associação Salvador, que apoia pessoas com deficiência motora.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta