Muçulmanos e Cristãos em Cacela medieval

0

Muçulmanos e Cristãos em Cacela medieval: os resultados da nova campanha arqueológica

Com as arqueólogas Cristina Garcia, Maria João Valente e o antropólogo físico Hugo Cardoso

14 Julho (Sábado)

Ponto de encontro: 18h00 em Cacela Velha no Largo da Fortaleza

Este Verão, as escavações arqueológicas regressaram a Cacela Velha, ao Sítio do Poço Antigo retomando o trabalho de 1998–2001, na área onde se onde se situam o antigo bairro medieval islâmico de Qastalla Darrag, a possível ligação ao porto e a necrópole cristã.
A campanha agora em curso, a que se dará continuidade nos próximos 3 anos, integra o projecto de investigação “Muçulmanos e Cristãos em Cacela Medieval: território e identidades em mudança”. Visa não só consolidar a informação histórico-arqueológica já adquirida, mas principalmente, obter novos dados que permitam alargar e detalhar o conhecimento sobre o território onde a povoação de Cacela se estabeleceu, bem como sobre as comunidades humanas que o habitaram ao longo da Idade Média (sécs. X–XV). O cerne dos trabalhos é a transição entre a ocupação medieval islâmica e medieval cristã, com foco nas alterações operadas e nas continuidades perpetuadas.
Neste percurso, um dia depois do terminus desta campanha de escavações, com a duração de um mês, os responsáveis científicos pelos trabalhos em curso, as arqueólogas Cristina Garcia (Direcção Regional de Cultura do Algarve), Maria João Valente (Universidade do Algarve) e o antropólogo físico Hugo Cardoso (Simon Fraser University do Canadá), partilham os resultados da nova campanha arqueológica e reflectem sobre a presença de muçulmanos e cristãos na Cacela Medieval.

Informações
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC ou Cacela Velha, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€ (a reverter para os orientadores)

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta