Míscaros – 10ª edição do Festival do Cogumelo do Fundão

0

Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro, o Alcaide, aldeia do concelho do Fundão, recebe um dos festivais mais emblemáticos da região.

A 10ª edição do “Míscaros – Festival do Cogumelo” realiza-se no Alcaide, município do Fundão, nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro, com gastronomia, exposições, workshops, passeios micológicos, live cookings e animação de rua, este ano subordinados ao tema do mistério, o que poderá ser reconhecido na decoração e instalações artísticas expostas na aldeia.
Este evento é organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, com o objetivo de promover o património fúngico do país, com mais de 300 espécies, no qual se destacam os míscaros, que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.
Os 10 anos do Míscaros serão celebrados não só com as habituais atividades lúdicas e culturais em homenagem ao património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha, mas este ano também com algumas novidades, como o Mercado da República, um novo espaço de degustação, onde os visitantes poderão provar, mediante aquisição de fichas, as propostas gastronómicas dos vários chefs, que podem acompanhar com vinhos, cocktails e cervejas artesanais disponíveis no mesmo espaço.

O sucesso do Festival do Cogumelo deve-se às pessoas, ao envolvimento da comunidade local que ao longo destes 10 anos tem sido a principal razão para o sucesso deste evento de tão grande importância para a economia da região” refere Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão.
Durante três dias, os visitantes do Festival do Cogumelo poderão aproveitar toda a envolvente natural da encosta da Gardunha, divertir-se com a animação de rua, participar em workshops, e degustar variadas receitas de cogumelos, e de outras especialidades da região, nas cerca de 60 tasquinhas típicas da aldeia, especialmente preparadas para a ocasião.
Poderão ainda participar num dos vários passeios micológicos, ou assistir a live cookings dos vários chefs presentes: Chakall, Joe Best, Miguel Gameiro, Mário Rui Ramos, Rodrigo Alves e Duarte Batista (estes dois são filhos da terra) e o jovem João Mata.
A grande atração deste festival, dedicado a este tão saboroso alimento, é o mega almoço de arroz de cogumelos, que se realiza no domingo, e que faz as delícias de todos aqueles que vão até ao Alcaide. Tal como o espaço das crianças – a Miscolândia – faz as delícias dos mais novos, ao mesmo tempo que os ensina e sensibiliza para a causa ecológica.
A exemplo de edições anteriores, o festival mantém muito presente esta preocupação ambiental, pelo que todo o material utilizado é biodegradável, dos pratos recicláveis aos copos inteiramente de origem vegetal, com base em ácido poliláctico (PLA), que requerem baixo consumo energético na sua produção e que, após utilização, podem ser reciclados ou decompostos, num período entre 45 a 60 dias.
Sendo o Míscaros um festival com forte cariz social, a edição deste ano apoia a CLR Project, uma ONGD de intervenção humanitária e social em Portugal e África, sobretudo com crianças, onde apenas trabalham voluntários. E no âmbito desta campanha solidária realiza-se uma ação de angariação de fundos “ALCAIDE SOLIDÁRIO – JUNTOS POR UM AMIGO”, no dia 17 de novembro às 23h30, altura em que será lançado no céu um “Cogumelo Mealheiro”, uma lanterna biodegradável, e em que todos poderão contribuir com € 3,00, dos quais 50% revertem para o projeto solidário.
Ainda neste contexto, e numa vertente de responsabilidade social e de inclusão, irá repetir-se o evento “Cozinhar Diferente”, como forma de promover a participação de jovens cozinheiros portadores de Síndrome de Down e, acima de tudo, permitir ao público em geral observar técnicas de preparação e confeção dos protagonistas deste festival, sensibilizando para o papel relevante de todos na nossa sociedade.
O Míscaros – Festival do Cogumelo espera, uma vez mais, receber entre 20 a 30 mil visitantes que continuem a fazer deste festival um evento único e tão saboroso!

Programa do Festival
Sexta-feira, 16 de novembro
19.00h Abertura do Festival Animação de Rua
19.30h Sabores sem Fronteiras – Live Cooking Chefs: Ali Azzouzi, Nabin Khadka e Madhusudhan Nagaraju 21.00h Chakall e CRL – Live Cooking

Sábado, 17 de novembro
9.30h Passeio Cãogumelo – d’ Alpetratínia
10.00h Animação de Rua
11.00h Workshop “Produção de Cogumelos Métodos e Técnicas” – Aromas e Boletos (Espaço de Identificação de Cogumelos)
11.30h Chefs de Palmo e Meio – Live Cooking
14.00h Chef Libério Roque – Live Cooking
15.00h Palestra e identificação de cogumelos silvestres – José Matos e Anabela Marisa Azul (Espaço de Identificação de Cogumelos)
16.00h Chef Mário Rui Ramos – Live Cooking
16.00h Geo-Miscarada
17.30h Cozinhar Diferente – Chef Ricardo Besteiro
18.00h Workshop “Produção de Cogumelos Métodos e Técnicas” – Aromas e Boletos (Espaço de Identificação de Cogumelos)
19.00h Chef Joe Best – Live Cooking
21.30h Chef Duarte Batista – Live Cooking

Domingo, 18 de novembro
8.30h Caminhada “Vamos aos Míscaros” – Fundão-Alcaide
9.30h Passeios Micológicos Com os preletores Anabela Marisa Azul, Sílvia Leão e Ricardo Torres (Inscrições limitadas a 100 pessoas – miscarosfestivalinscricoes@gmail.com)
10.30h Animação de Rua
11.30h Chef João Mata – Live Cooking
13.00h Mega Almoço – 1€ | Causa Solidária
14.30h Workshop Fungi Perfect (Espaço de Identificação de Cogumelos)
16.30h Eventing – Cocktail de Míscaros
18.00h Concurso Melhor Prato de 2018 20.00h Rodrigo Alves vs Miguel Gameiro – Live Cooking

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta