Pingo Doce e LPN combatem poluição nas praias

0

O Pingo Doce e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) iniciaram, no passado dia 17 de outubro, uma acção de limpeza de praias de Norte a Sul do País.

A iniciativa, que terá a duração de um mês, vai envolver várias escolas do primeiro e segundo ciclos e um total de 13 praias, tendo começando no Algarve, nas praias dos Pescadores, da Luz e de Faro, onde foi ontem recolhido um volume de resíduos que encheu seis sacos de 60 litros de lixo.
130 voluntários, incluindo colaboradores da LPN e do Pingo Doce e três escolas – que aderiram ao apelo divulgado em 150 lojas da cadeia – percorreram ontem as três praias algarvias, retirando do areal e da beira-mar beatas, palhinhas, cotonetes, sacos de plástico, embalagens, entre outros resíduos.
Para o Gonçalo Duarte Gomes, Vice-Presidente da Direcção Nacional da LPN, “A mitigação da ameaça colocada pela poluição por plásticos e outros resíduos deve constituir um dos pontos centrais da agenda de todos. Esta ameaça, compromete a viabilidade de várias espécies marinhas e o equilíbrio dos ecossistemas, mas também a própria espécie humana. O contributo directo em acções de limpeza como estas é indispensável, mas importa sobretudo intervir na origem do problema, reduzindo a utilização do plástico e apostando noutras alternativas”.
Gonçalo Duarte Gomes, acrescentou que “Para além da recolha de resíduos, a sensibilização junto do público, em particular dos mais novos, tem um papel igualmente importante para a promoção do desenvolvimento sustentável”.
Teresa Diogo, responsável da área de Ambiente do Pingo Doce, afirma: “Estamos preocupados com a dimensão do problema da poluição dos oceanos e com os elevados impactos que daí resultam para todo o ecossistema e também para a segurança alimentar. Estas acções conjuntas com a LPN enquadram-se na nossa agenda ambiental, que dá grande prioridade ao tema da gestão dos resíduos, em geral, e do plástico, em particular, especialmente o plástico de utilização única, que é o que mais frequentemente se encontra no mar”.
“Amar o Mar” é o programa do Pingo Doce que agrega todas as iniciativas em prol da preservação dos oceanos que a cadeia leva a cabo. Deste programa faz também parte a substituição, já a partir do próximo mês de Janeiro.
Com este lançamento, o Pingo Doce promove os princípios da economia circular, ao mesmo tempo que sensibiliza os consumidores para a importância da separação e reciclagem de resíduos. Este saco é um exemplo de como é possível dar uma nova utilidade aos plásticos já utilizados, evitando a produção e, consequente, a entrada no mercado de novo plástico e, por essa via, reduzindo o consumo de recursos fósseis (matéria-prima dos sacos de plástico convencionais).
As próximas acções de limpeza de praias vão decorrer nos dias 24 de Outubro (Setúbal e Almada), 26 de Outubro (Macedo de Cavaleiros), 31 de Outubro (Esposende e Matosinhos), 7 de Novembro (Aveiro), 14 de Novembro (Alcobaça e Óbidos), 16 de Novembro (Oeiras) e 17 de Novembro (Sintra).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta