Um em cada quatro espanhóis que viajam para Portugal realiza turismo rural

0

O Observatório do Turismo Rural apresenta pela primeira vez um relatório completo sobre o sector do turismo rural em Portugal. O estudo aborda questões de relevância que permitem avaliar a evolução deste setor no nosso país no último ano.
O Observatório do Turismo Rural, uma iniciativa de investigação conjunta desenvolvida pela EscapadaRural.com, pela escola universitária de hotelaria e turismo EUHT CETT-UB e pela Netquest, apresenta pela primeira vez um estudo, que tem como base um inquérito realizado junto de 11.268 turistas espanhóis. Este documento lida com questões que permitem conhecer a forma como os turistas do país vizinho percecionam o turismo rural no nosso país.

Algumas das principais conclusões:
– 7 de cada 10 espanhóis já visitaram Portugal, sendo que 20% fê-lo no último ano;
– 24% dos turistas procedentes de Espanha já praticaram turismo rural no nosso país;
– O turista rural espanhol tem preferências pelo Norte do país (36%) e pelo Centro (21%);
– Em média, 36% dos turistas espanhóis praticam turismo rural exclusivamente a dois (casais).
– A época preferida para o turismo rural em Portugal é sobretudo o verão (47%) e a sua estada tem uma duração aproximada de uma semana (51%).
Apesar do potencial que estes números revelam, é igualmente importante perceber os motivos que levam a que muitos turistas espanhóis ainda não procurem Portugal como destino específico de turismo rural, uma vez que as conclusões poderão ajudar a traçar uma linha de melhoria para tornar o nosso país num destino mais apetecível.
Segundo o estudo, dos turistas espanhóis que nunca consideraram praticar turismo rural em Portugal, um 60% apontam o desconhecimento da oferta turística neste país, o que, nas palavras de Ana Alonso, a diretora de Relações Institucionais da EscapadaRural “demonstra que há muito trabalho ainda a realizar para fomentar este tipo de turismo no território português e conseguir que seja um destino preferencial para quem procura turismo rural”.
Finalmente, o inquérito recolhe informação sobre o que motivaria os turistas espanhóis que ainda não tiveram qualquer experiência de turismo rural em Portugal para se decidirem a usufruir deste tipo de turismo. Para a maioria, o mais importante é dispor de uma oferta de preços atrativos (61%), no entanto a segunda razão mais relevante seria receber informações que gerem interesse pelo destino (24%).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta