Jornadas Técnicas “Gestão Sustentável dos Ecossistemas Ribeirinhos”

0

No âmbito do Programa de Educação Ambiental Guarda-Rios, programa apoiado pelo Fundo Ambiental 2018, um programa de ações de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de contribuir para uma cidadania ativa que respeite a resiliência do Planeta, promovendo a sensibilização, capacitação e mudança de comportamentos com vista à conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas de água doce interiores e seus serviços, o GEOTA irá realizar no próximo dia 12 de novembro umas Jornadas Técnicas “Gestão Sustentável dos Ecossistemas Ribeirinhos” no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada – Professor João Evangelista, em Tornada, Caldas da Rainha.
As jornadas serão uma ação pedagógica e de capacitação nalgumas temáticas específicas da gestão do território, mais especificamente dos ecossistemas ribeirinhos, tendo como público-alvo os proprietários florestais e empresários do sector florestal e agrícola, técnicos e público em geral. Os conteúdos permitem ao público-alvo obter conhecimentos específicos da gestão do território e competências técnicas sobre manutenção e limpeza de linhas de águas e controlo de espécies invasoras, bem como sobre o enquadramento normativo legal que abrange os ecossistemas de água doce. Objetiva-se envolver e capacitar os agentes económicos e autoridades locais na adoção continuada de práticas de preservação dos ecossistemas de água doce e seus serviços ao mesmo tempo que se promove a fruição sustentável e resolução dos problemas ambientais dos mesmos.

As jornadas terão lugar no Centro Ecológico Educatilvo do Paul de Tornada – Prof. João Evangelista, no dia 12 de novembro de 2018, das 9h30 às 13h00, e abordarão as seguintes temáticas:
– Enquadramento legal dos instrumentos de Ordenamento do Território
– Gestão dos Ecossistemas ribeirinhos
– Controlo de espécies invasoras
– Restauro ecológico de galerias rípicolas

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta