Acontece In Loco – dias de campo 18 e 19 de janeiro 2019

0

O projeto Acontece in Loco – Montanha do Alto Minho, financiado pelo PDR2020 no âmbito da operação 20.2.4 – Rede Rural Nacional – Observação da agricultura e dos territórios rurais, tem como objetivos aprofundar o conhecimento das dinâmicas recentes nas aldeias de montanha no Alto Minho, e capacitar os agentes de desenvolvimento rural para trabalhar em rede, partilhar informação e potenciar as dinâmicas de desenvolvimento com base num conhecimento mais atual e integrado dos territórios e das cadeias de valor em que participam.
Sistelo foi a aldeia selecionada como território piloto, desenvolvendo-se aí um intenso trabalho de diagnóstico participado, e de recolha de dados relevantes para monitorizar as mudanças em curso. O projeto envolve sete parceiros (ARDAL, ESA-IPVC, CIM-Alto Minho, Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Associação Florestal do Lima, Territórios com Vida e Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo) procurando articular a escala regional com a escala local, bem como atores com diferentes valências técnicas.
O Acontece in Loco – Dias de Campo, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de janeiro, pretende ser um momento de comunicação dos primeiros passos deste projeto, bem como um espaço de debate e de reflexão sobre alguns pontos já identificados como áreas chave para os territórios de montanha do Alto Minho.

O primeiro dia, na Porta do Mezio, será uma jornada técnica centrada nas questões estratégicas, técnicas e legais da valorização dos produtos endógenos da montanha, essencialmente produções agroalimentares ligadas à atividade pecuária e à pequena agricultura familiar, através da sua venda à escala local, diretamente aos turistas e visitantes ou através da restauração e alojamento nas aldeias.
O segundo dia, em Sistelo, tem como objetivo promover um debate sobre o modelo de desenvolvimento das aldeias de montanha do Alto Minho, e de Sistelo em particular. Sistelo alberga um património natural, paisagístico e cultural de relevo, integrado na Reserva Mundial da Biosfera, Rede Natura 2000 e com uma Paisagem Cultural classificada como Monumento Nacional. A enorme atratividade turística que tem tido no último ano, mensurável pelo número de peões a circular pelo troço final da Ecovia do Rio Vez (mais de 25 000 passagens, apenas no verão de 2018), tem potenciado novas atividades económicas, essencialmente ao nível dos serviços, mas também ao nível sociocultural (por exemplo com a nova exposição etnográfica criada pela Associação local). Enquanto ainda estão em aberto várias opções quanto ao futuro modelo de desenvolvimento em Sistelo, há que refletir profundamente sobre elas. Como tirar o melhor partido dos recursos territoriais? Como conciliar o turismo e a qualidade de vida da população local? Como salvaguardar os valores ecológicos, paisagísticos e culturais, que tão harmoniosamente se foram moldando ao longo do tempo? A comunidade local – que construiu o património que hoje reconhecemos como excecional – constitui a primeira razão deste projeto, e é com ela e para ela que se desenvolve o trabalho de pensar e de ir moldando as novas formar de viver, de trabalhar e de visitar Sistelo. No segundo dia pretendemos mobilizar a equipa de projeto e os agentes de desenvolvimento regionais, levando-os ao campo para, in loco, em discurso direto e numa lógica de envolvimento e motivação da comunidade local, apresentarem as várias visões e perspetivas que enquadram a sua ação política, institucional e técnica.

A Equipa Técnica de Projeto do Acontece in Loco convida todos os interessados em participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em www.portadomezio.pt ou através do 258510100.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta