Évora organiza evento internacional sobre Capitais Europeias da Cultura

0

Cidade candidata-se a anfitriã do evento europeu em 2027.
– Workshop Internacional “Culture Capital Cities” decorre em Évora de 14 a 16 de Fevereiro. Consultar programa completo aqui.
– Evento marca início do processo de candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura e tem lugar no auditório da Fundação Eugénio de Almeida.
– Desafios e objetivos das Capitais Europeias da Cultura vão ser abordados em múltiplas sessões por dezenas de especialistas, investigadores e decisores políticos nacionais e europeus.

O Workshop Internacional “Culture Capital Cities”, que decorre em Évora de 14 a 16 de Fevereiro, marca o início do processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura, em 2027. Esta primeira iniciativa, no âmbito da candidatura, pretende criar um fórum aberto de reflexão sobre o papel cultural e criativo dos agentes locais e regionais, o potencial das suas infraestruturas culturais e a relação com outras Capitais Europeias da Cultura.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura e António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, vão realizar conjuntamente a sessão de abertura do Workshop “Culture Capital Cities”, no dia 14 de fevereiro.
O evento conta com a participação de oradores das principais entidades europeias na área da cultura. Katherine Heid, membro do gabinete para a Cultura e Juventude no Comité Económico e Social Europeu e Tera Badia, secretária-geral da Culture Action Europe, são alguns dos nomes confirmados. Aos especialistas internacionais juntam-se oradores nacionais, incluindo Cristina Farinha, consultora e investigadora especializada em Industrias Criativas, Miguel Abreu, produtor cultural e António Cerveira Pinto, artista, escritor e analista de políticas culturais.
«A organização deste evento promove a partilha de conhecimentos sobre o tema das Capitais Europeias da Culturas e representa uma oportunidade para ponderarmos regionalmente quais as melhores propostas que podemos oferecer, de forma a evidenciar o património material e imaterial da cidade de Évora e de todo o Alentejo, mas também de forma a potenciar novas formas de expressão cultural e criativa na região», sublinha Carlos Pinto de Sá.
O papel da cultura nas sociedades contemporâneas, a relação entre cultura e economia ou a cultura enquanto forma de participação cívica são alguns dos principais temas do evento, que pretende sobretudo demonstrar os atuais desafios da cultura, a importância das entidades regionais e o papel das cidades anfitriãs desta iniciativa europeia.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta

*