Festival Ibérico celebra a Natureza arrebatadora das Arribas do Douro

0

III ObservArribas convida a descobrir as aves, paisagens e tradições únicas do Douro Internacional

Fotografia: Bruno Berthémy, VCF

De 31 de maio a 2 de junho, binóculos e máquinas fotográficas voltam a ser os acessórios mais vistos nas ruas de Miranda do Douro. Durante três dias, centenas de observadores de aves e amantes de natureza virão descobrir as aves, paisagens e tradições da região, no III ObservArribas: Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro.

Desde observar abutres e águias – as maiores aves da Europa – e aprender mais sobre as aves noturnas ao contacto com os burros mirandeses e danças tradicionais, o ObservArribas terá atividades para todos os gostos. Para além de poderem explorar a região a pé e de barco, este ano os visitantes terão ainda a oportunidade de o fazer num carro elétrico. Este ano, o festival mudou-se para pleno centro da cidade: no Largo do Castelo haverá uma verdadeira feira de natureza e de produtos locais, acompanhada de uma mostra de cinema ambiental. E coincidindo com os festejos do Dia da Criança, não faltarão, claro, as atividades especialmente concebidas para os mais novos.
Desde o início, o Life Rupis sempre assentou na ideia de que o desenvolvimento local e a proteção da natureza devem ser aliados. Toda a cultura desta região foi moldada pela natureza: pelo Douro, pelo clima. Por isso nesta 3.ª edição trouxemos o ObservArribas para o centro da cidade, para que mesmo quem não vai fazer uma caminhada ou uma saída de campo possa sentir de perto essa ligação.” diz Joaquim Teodósio, coordenador do Departamento de Conservação Terrestre da SPEA e do Projeto Life Rupis, que organiza o festival juntamente com a Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Fotografia: Joaquim Teodósio, SPEA

As principais protagonistas do festival serão as aves, que poderão ser apreciadas de todos os ângulos, de dia e de noite: haverá observação de aves na cidade, em caminhadas pelas arribas, e a partir do próprio Douro, em cruzeiros e caiaques. E para ver a natureza pelos olhos de quem vive dela, os visitantes serão convidados a passear com um pastor local.
No centro de Miranda do Douro, miúdos e graúdos terão oportunidade de pôr mãos à obra: os adultos podem fazer película aderente sem plásticos, a partir de cera de abelha, enquanto os mais novos reutilizam materiais do dia a dia para fazer binóculos. E todos vibrarão com os “Cães CSI” na demonstração do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.
Com dezenas de atividades a decorrer ao longo dos 3 dias, não só em Miranda do Douro mas também nos outros concelhos do Parque Natural do Douro Internacional (Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo), e até no Parque Natural Arribes del Duero, do lado espanhol, o III ObservArribas convida os amantes de natureza a explorar a beleza natural e cultural das Arribas do Douro.
As inscrições já estão abertas em www.observarribas.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta