Porta do Mezio assinala o Dia Mundial do Ambiente com entradas e atividades gratuitas

0

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade da nossa casa comum, a Porta do Mezio, uma das cinco portas de entrada no Parque Nacional Peneda Gerês, vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, com um conjunto de iniciativas focadas na conservação da natureza e da biodiversidade, que é o tema da Porta, na educação e boas práticas ambientais e no equilíbrio dos ecossistemas.

Entre os dias 5 e 10 de junho próximo, este complexo abre-se à comunidade com entradas e atividades gratuitas: visitas ao Parque Nacional Peneda Gerês em autocarro panorâmico, atividades equestres (batismo a cavalo), palestras, caminhadas e outras ações concretas que contribuem para um ambiente melhor, como é o caso do incremento de um sistema de economia circular na atividade do próprio restaurante, onde as galinhas de raças autóctones fazem parte do sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos produzidos. Desta forma serão evitados volumes consideráveis de materiais depositados nos sistemas de recolha de lixo e consequente consumo de recursos no transporte e tratamento.
Sendo a produção e o consumo sustentáveis, e a sustentabilidade alimentar em particular, temas prementes, a Porta do Mezio assume também o compromisso de adotar boas práticas que conduzam à neutralidade carbónica nesta área de atividade. Para tal, e no intuito de mitigar as emissões inevitáveis, vai plantar árvores autóctones em áreas específicas do PNPG na razão de uma árvore por cada dez refeições servidas no restaurante.
Para além da função informativa e de apoio aos visitantes do Parque Nacional, esta porta desenvolve programas de educação ambiental, organiza exposições temporárias e permanentes, atividades ao ar livre e campos de férias, para além de ter em fase de construção um parque biológico e um observatório de estrelas, que entrará em funcionamento ainda este verão.
A estratégia de mobilização para a sustentabilidade que a Porta do Mezio tem vindo a implementar está em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030, adotados pela quase totalidade dos países do mundo sob a égide da ONU, materializados em ações concretas por parte dos governos, ONG’s, empresas e sociedade civil, com vista à sustentabilidade global.

Programa

Dia 5 de Junho – Quarta-feira
14h00: Abertura da semana do Ambiente
14h30: Conversas informais “As Tendências Agro alimentares para Portugal / Novo Paradigma”
15h20: Apresentação do conceito gastronómico sustentável do restaurante da Porta do Mezio

Dia 6 de Junho – Quinta-feira
10h00: O Património cultural e ambiental do Parque Nacional da Peneda-Gerês – Atividades escolares

Dia 8 de Junho – Sábado
10h00 – 18h00: Atividades equestres (Batismo a cavalo)
10h30: Passeio pedestre pelos bosques do Parque Nacional
15h00: Visita interpretada ao complexo da Porta do Mezio

Dia 9 de Junho – Domingo
10h00 – 18h00: Atividades equestres (Batismo a cavalo)
10h00; 14h00; 16h30: Visita em autocarro panorâmico ao Parque Nacional da Peneda-Gerês

Dia 10 de Junho – Segunda – feira
10h00: Passeio pedestre pela branda e ribeira de Mosqueiros
11h30: Conversas informais “A sustentabilidade alimentar e a conservação da agrobiodiversidade”
15h00: Visita interpretada ao complexo da Porta do Mezio

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta