Reparação e manutenção dos passadiços e ecovias do Município de Esposende

0

O Município de Esposende tem efetuado em permanência ações de manutenção nos passadiços e ecovias do concelho, por forma a garantir as necessárias condições de utilização destas infraestruturas.

O concelho de Esposende dispõe de uma ampla rede de passadiços e de ecovias, cuja gestão e respetiva manutenção é partilhada pelas três entidades com responsabilidades sobre estes equipamentos, nomeadamente a Câmara Municipal de Esposende, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
A elevada sobrecarga a que estas infraestruturas estão sujeitas e as circunstâncias climatéricas agrestes a que estão expostas provocam, ao longo do tempo, desgaste dos materiais, tornando-se necessário intervir para repor as necessárias condições para a utilização das mesmas.
Estas intervenções estão a ser concretizadas pela autarquia e em articulação com o ICNF, entidade que tem também no terreno uma equipa reforçada para garantir a segurança de todos os passadiços de acesso às praias.
Com uma extensa rede de passadiços e ecovias de aproximadamente 22 quilómetros, Esposende tem vindo a investir no prolongamento de circuitos cicláveis e pedonais, que associem as vertentes culturais e naturais existentes neste território, de que são exemplo a Ecovia do Litoral e a Ecovia do Cávado. Por esta via tem sido possível criar condições para a promoção de formas ambientalmente sustentáveis de fruição das zonas costeiras e ribeirinhas, promovendo o desenvolvimento de uma oferta ambiental e turística complementar ao uso balnear e que se tem revelado uma aposta certeira, atendendo ao elevado número de utilizadores destas infraestruturas.
Subjacente a esta estratégia está o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, concretamente do ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta