Reabertura do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

0

O Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), situado no campo onde foi travada a batalha que pôs termo à primeira invasão napoleónica em território português, no município da Lourinhã, volta a abrir as suas portas ao público, depois de quatro meses de intervenções no espaço.
A reabertura acontecerá já no próximo dia 29 de fevereiro, às 14h30 e será assinalada com um evento que contará com a presença e intervenção do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, à qual se seguirá a intervenção da Diretora do Departamento do Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira. Além disso, decorrerão outras atividades como a apresentação da peça de teatro “O Vimeiro na Batalha pela Inclusão” e uma visita guiada à nova exposição permanente do CIBV, que passa agora a contar com três salas com conteúdos expositivos permanentes: a Sala da Guerra Peninsular, a Sala dos Exércitos do Período Napoleónico e a Sala da Batalha do Vimeiro.
No mesmo dia, será ainda feita a apresentação oficial da Agenda Cultural do Centro de Interpretação para 2020, cuja temática recai sobre a vida e reinado de D. João VI, o Príncipe Regente de Portugal à época da Batalha do Vimeiro, que partiu estrategicamente para o Brasil em 1807. Sob esse mote, e já no final da tarde, os presentes serão convidados para um lanche real, intitulado “De Portugal e do Brasil – Um Lanche com D. João VI”, com a recriação de ambientes da época.
As intervenções de requalificação e reabilitação realizadas no espaço museológico da Lourinhã contemplam novos conteúdos para os visitantes como vídeos interpretativos, réplicas 3D de armas da época, um mapa modelado da batalha e conteúdos em Braille e LGP (Língua Gestual Portuguesa), soluções acústicas de simulação dos sons de batalha e ainda uma plataforma elevatória e piso tátil.
De acordo com Ana Bento, técnica municipal do Centro Interpretação da Batalha do Vimeiro, “As intervenções que efetuámos no CIBV têm como objetivo, não só potenciar a qualidade das infraestruturas, recursos e serviços do espaço, mas, acima de tudo, expandir a sua acessibilidade para pessoas com alguma limitação, beneficiando, consequentemente, a experiência de todos os visitantes. O investimento levado a cabo para estas requalificações, que partiu da candidatura à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal permitiu-nos assegurar a dinamização de um espaço inclusivo, que se pretende que seja uma referência no nosso país.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.