Plantas Silvestres: Sargaço-manso / Cistus salviifolius L.

0

Cistus salviifolius (Sargaço-manso) é uma espécie de planta com flor pertencente à família Cistaceae. A sua simplicidade e beleza realçam-na nos campos.

Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

É uma planta que podemos encontrar em matos xerofílicos baixo e abertos, em montados, bosques perenifólios, montados, pinhais e outros povoamentos florestais. Com preferência por substratos ácidos, ocorrendo em areias dunares, argilas, xistos, granitos e calcários descalcificados é também produzida e comercializada. A Landlab, empresa especializada em coberturas ajardinadas, utiliza esta espécie nos seus projetos.
Também há quem a use para outros fins ligados à saúde (propriedades cicatrizantes, antioxidantes, adstringentes e hipoglicémicas).

Características Gerais: Arbusto ou subarbusto mais ou menos lenhoso, de 20 a 100 cm de altura, difuso ou prostrado-ascendente. As folhas são simples, opostas, ovadas ou ovado-oblongas, medíocres, as caulinares mais ou menos pecioladas, um tanto espessas, reticulado-rugosas, com pêlos estrelados em ambas as páginas e sem estípulas. A inflorescência é solitária, por vezes até 4 em cimeira, com pedúnculos de 2 a 8 cm. Cálice com 5 sépalas, as externas cordiforme-ovadas e as internas ovadas. As flores são hermafroditas, com corola actinomórfica, apresentando 5 pétalas brancas, rapidamente caducas, com 3 a 5 cm de diâmetro. Androceu com numerosos estames amarelos, livres, e estilete simples ou nulo. O fruto é uma cápsula globosa loculicida, deiscente por 5 valvas, contendo numerosas sementes globosas e reticuladas.

Ficha
Espécie: Cistus salvifolius
Descritor: L.
Família: Cistaceae
Ordem: Malvales
Sub-classe: Magnoliopsida
Classe: Malvidae
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo Fisionómico: Nanofanerófito
Distribuição Geral: Região Mediterrânica e Macaronésia
Nome Comum: Estevinha; Sanganho-manso; Sanganho-mouro;
Sargaço; Sargaço-manso; Sargaço-mouro;
Habitat/Ecologia: Matos, Matagais
Sinonimias: Não tem
Época Floração: Maio – Junho
Fonte: UTAD

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.