Caminho de Santiago Central Alentejo e Ribatejo é o primeiro a obter certificação

0

O Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo acaba de se tornar no primeiro Caminho de Santiago em território português a obter certificação. A estruturação e elaboração da candidatura à Certificação, avaliada e concedida pelo Estado, foi levada a cabo pela Upstream Portugal, num projeto que lhe foi confiado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Vemos hoje, com orgulho, o culminar de três anos de trabalho. Os Caminhos de Santiago atraem um grande número de pessoas, não só por razões religiosas, mas também por motivações espirituais, culturais, turísticas e, sobretudo, de “busca” pessoal, convívio e escape às rotinas diárias ou de mera descoberta. Significam também o encontro com a natureza, com o património histórico, e com as tradições e a cultura das comunidades do interior do país”, explica Catherine de Freitas, CEO da Upstream.
Com esta certificação reconhece-se o cumprimento de um conjunto de critérios que visam garantir, entre outros, a autenticidade histórico-religiosa do itinerário, o seu caráter ininterrupto no território e no tempo, uma maior segurança, conforto e a melhor experiência do peregrino e dos viajantes.
Esta é a primeira concretização de um processo iniciado em 2019 pelo Turismo de Portugal e pela Direção Geral do Património Cultural, com vista à certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional, e que visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago.
Para além do processo de certificação, a Upstream foi também a Entidade responsável pela identificação dos Caminhos, levantamentos patrimoniais e culturais, cartografia, comunicação e implementação, num projecto que decorreu ao longo de dois anos, culminando agora com esta Certificação do Caminho Central no Alentejo e Ribatejo.
Neste momento, a Upstream tem igualmente em fase de finalização a candidatura do Caminho Português Nascente no território do Alentejo, a par com o desenvolvimento do projeto CIS – Caminhos Ibéricos de Santiago, o qual investiga, divulga e promove, todos os Caminhos de Santiago transfronteiriços que se desenvolvem na Raia Ibérica, com ênfase nos itinerários menos conhecidos que atravessam as regiões do interior peninsular.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.